sexta-feira, 3 de julho de 2009

Gigante da Siderurgia vai se instalar no Porto do Açu, na Região Norte Fluminense

Créditos à InvesteRio

Porto do Açu

O grupo chinês Wuhan Iron & Steel (Wisco) - um dos gigantes da siderurgia no mundo – anunciou, durante a missão do governo do estado a China, que decidiu instalar no Porto do Açu, no norte do estado, uma de suas siderúrgicas. Segundo o governador Sérgio Cabral, inicialmente, 20 mil empregos serão criados com a construção na cidade de São João da Barra. O negócio, feito em parceria do governo com o grupo EBX, de Eike Batista, prevê investimentos de 4 bilhões de dólares.

- Essa é mais uma vitória da nossa missão na China para o povo do Rio de Janeiro. Para se ter ideia, a produção da Wisco é maior do que toda a produção brasileira. Essa parceria público-privada vai trazer riqueza e prosperidade ao nosso estado, sobretudo a uma região que precisa tanto.

Membro da comitiva, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, disse que o estado vive “um momento histórico”, a partir do anúncio.

- Nós vamos ter uma siderúrgica do porte da CSN no Norte Fluminense, que, de pouco desenvolvido, passará a ter uma nova vida - afirmou o secretário.

Cabral destacou que, a partir da instalação da siderúrgica, outras indústrias serão atraídas para a região.

- A siderurgia é uma âncora para novos investimentos no Porto do Açu. Desde os investimentos na indústria naval, em equipamentos para o pré-sal, aos investimentos na indústria automotiva, que pode se instalar ali com garantias, porque terá aço de qualidade - disse o governador.

A informação da instalação da Wisco no Rio de Janeiro favoreceu o resultado do encontro entre Cabral e a direção da JAC Motors - montadora de automóveis de alta tecnologia. A JAC anunciou a intenção de se fixar no Porto do Açu em parceria com a EBX. As duas empresas manterão contato para este fim.

A meta da Wisco é alcançar, até 2010, a produção em escala de mais de 30 milhões de toneladas por ano, com faturamento superior a 14 bilhões de dólares. O grupo tem 84 mil funcionários e fabrica uma variedade de produtos em aço. O seu presidente, Deng Qilin, acertou com o governador Sérgio Cabral uma visita ao Rio com os seus executivos ainda neste ano.

A missão governamental e empresarial, ocorrida entre 29 de junho e 4 de julho, teve por objetivo para atrair novos investimentos ao Estado do Rio. A delegação é composta pelos secretários Joaquim Levy (Fazenda), Júlio Bueno (Desenvolvimento Econômico), Júlio Lopes (Transportes), Marilene Ramos (Ambiente) e o presidente da INVESTE RIO, Maurício Chacur.

Nenhum comentário: