quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cultura promove 1º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas da Baixada Fluminense

Créditos à SEC-RJ

Sesc Nova Iguaçu

A Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, abre, nesta sexta-feira (17/07), às 9h, o 1º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas da Baixada Fluminense, no Sesc Nova Iguaçu. O fórum é resultado do projeto “A Caminho do Interior”, desenvolvido pela Secretaria de Cultura com o objetivo de integrar todas as bibliotecas públicas do Estado do Rio de Janeiro em uma grande rede de informação e conhecimento.

A iniciativa conta com parcerias do Ministério da Cultura, através da Fundação Biblioteca Nacional e da Superintendência Estadual de Bibliotecas. Participam dos debates bibliotecários e funcionários de bibliotecas e centros culturais da Baixada Fluminense. A Baixada Fluminense foi a primeira região beneficiada pelo programa que seguirá, posteriormente, para as Baixadas Litorâneas e Costa Verde.

“A Caminho do Interior” tem como meta realizar visitas técnicas para conhecer as bibliotecas municipais e de seus acervos, para que a Secretaria Estadual de Cultura possa desenvolver uma política pública para o setor. O projeto visa, ainda, capacitar os funcionários das unidades municipais, com a realização de palestras, oficinas e uma série de ações conjuntas com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER). Além disso, o programa oferece um curso de Formação de Mediadores de Leitura, voltado para bibliotecários da rede pública, auxiliares de bibliotecas, agentes de leitura e professores do ensino médio.

O projeto prevê também a elaboração de um levantamento das condições físicas, de infra-estrutura e dos acervos das unidades atendidas pelo programa. Esses dados servirão de base para o planejamento de ações futuras. O projeto será desenvolvido em módulos, de acordo com a divisão geográfica do Estado do Rio de Janeiro. A previsão é de que até dezembro de 2010 todos os 92 municípios sejam contemplados.

Neste primeiro momento, o programa visitou 12 municípios da Baixada, entre os dias 22 de junho e oito de julho. Após as visitas, alguns dados relevantes foram apontados, segundo a Superintendente de Bibliotecas da SEC, Ana Lígia Medeiros.

- Com as visitas, pudemos constatar o seguinte: todos os 12 municípios têm uma biblioteca; os seus acervos são derivados de doações; apenas oito bibliotecas têm mais de 10 mil volumes e, apenas três contam com computador com acesso à internet. A maior parte do acervo ainda é utilizada somente para pesquisa escolar. Nossa meta é estimular a democratização do acesso ao conhecimento, promovendo atividades de fomento à leitura, além de fazer das bibliotecas um espaço de educação informal.

A Superintendência de Bibliotecas ressaltou a importância de dar continuidade a ações como doações de livros e assessoria técnica (conforme a necessidade das bibliotecas municipais) e frisou que vai colaborar com o desenvolvimento do Programa Mais Cultura, do Governo Federal, que visa modernizar cerca de 70 bibliotecas até o final do ano.

A coordenadora do projeto “A Caminho do Interior”, Maria Rita Taulois, revelou os pontos positivos desta primeira etapa do projeto.

- Todas as bibliotecas foram visitadas e mapeadas. Entre elas, a biblioteca de Paracambi, que funcionava em uma pequena sala de uma escola e agora acaba de ganhar uma nova sede bem maior e espaçosa, em uma antiga fábrica do município. É intenção do governo federal implantar em cada município brasileiro uma biblioteca e, assim, formar uma grande rede, o que já está acontecendo nos equipamentos estaduais. O trabalho é de formiguinha, mas os resultados são surpreendentes. Os funcionários ficam motivados a trabalhar em um local valorizado e com infra-estrutura adequada, o que resulta em um melhor atendimento ao usuário e a promoção da leitura, sempre.

As ações do “A Caminho do Interior” já estão sendo realizadas na Baixada Litorânea eo projeto seguirá, em agosto, para a Costa Verde. Em cada região, o término dos trabalhos culmina em um Encontro Regional.

1º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas da Baixada Fluminense

Dia: 17 de Julho de 2009

Local: Sesc Nova Iguaçu

Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá – Nova Iguaçu

Rod. Presidente Dutra Km 14,5

2224-6184 / 2252-6810 (fax)

Programação:

9h - Credenciamento

9h30 - Abertura (com a Secretária Estadual de Cultura, Adriana Rattes)

10h - Política Nacional de Bibliotecas Públicas

Ilce Cavalcanti (Coord. Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas / FBN

10h30 - Política Nacional de Leitura

Eliane Pszczol (Coordenadora Nacional do PROLER / Casa da Leitura / FBN) 11h - A Nova Face da Biblioteca Pública

Ana Ligia Medeiros (Superintendente de Bibliotecas / SEC – RJ)

11h30 - Debates

13h - Ação do Sistema Estadual de Bibliotecas junto as Bibliotecas Municipais Rita Carino (Sistema Estadual de Bibliotecas / Superintendência de Bibliotecas – SEC/RJ)

13h15 - A Importância da Preservação do Acervo das Bibliotecas Públicas

Conceição Quintanilha (Setor de Obras Raras e Rio de Janeiro/ Superintendência de Bibliotecas – SEC/RJ)

13h30 - Relato de Experiências das Bibliotecas Públicas da Baixada Fluminense

15h30 - Intervalo

16h - Propostas para Modernização das Bibliotecas Públicas da Baixada Fluminense

17h - Encerramento

Nenhum comentário: