segunda-feira, 1 de junho de 2009

Welcome Back! Sejam bem-vindos de volta ao Rio para a Copa do Mundo

Crédios à TURISRIO

Esse slogan, que permeou todo o processo de candidatura do Rio de Janeiro como uma das cidades-sede da Copa de 2014, revela, de uma forma bem sucinta, porque a escolha do Maracanã vai trazer para a Copa no Brasil um tempero muito especial: 64 anos após a Copa de 1950, o Maracanã deverá ser o palco de mais uma final. Totalmente retrofitado para ganhar a mesma qualidade e conforto das principais arenas mundiais, o estádio Mário Filho, inaugurado em 1950 com o objetivo de abrigar uma Copa do Mundo, se transformou no mais inquestionável Templo do Futebol, guardando nas suas paredes e no coração de todos a história do futebol mundial.

Um grande desafio se apresenta agora: modernizar esse ícone, sem perder a magia que ele proporciona a seus visitantes e sem deixar apagar essa bela história construída por mais de meio século. Hoje o “Maraca” é o segundo ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro. Aparece sempre como marca do Brasil nos cartões postais. E, como disse nosso Rei Pelé em visita recente ao estádio, "ao entrar no Maracanã todos viram crianças". De reis e rainhas, passando por papas e presidentes de todas as nações, incluindo artistas populares e eruditos, jogadores mundiais e simples mortais, não há quem não se renda ao Maracanã, saindo de lá com o sentimento de que teve uma oportunidade única ao ser abraçado por esse emblemático estádio. Esteja ele lotado ou não de torcedores, o visitante sai com a certeza de que pertence a um grupo especial de pessoas que pode desfrutar de algo especial.

E aí chegamos à outra palavra comumente usada ao se falar do Maracanã: especial. Casa de todos os times, casa da Seleção Brasileira, palco de grandes eventos e um equipamento urbano fundamental da cidade e muito usado pela população. É com esse espírito, de muita seriedade e cuidado por estar tratando de algo tão especial, que o governo do estado está preparando esse processo de modernização do estádio. Desde 2007, ao assumir, o governador Sérgio Cabral identificou isso e, junto ao então Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, nosso atual Prefeito, realizou, pela primeira vez, um Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira do Maracanã, eliminando o "achismo" que reinava nas decisões de até então. O documento, que levou mais de um ano para ficar pronto, tem 400 páginas e reúne pesquisas dos mais diversos públicos de fora e de dentro do país, ouvindo investidores em potencial, torcedores, visitantes e moradores do entorno.

O caminho indicado por ele foi uma Parceria Público Privada (PPP), que vai permitir uma gestão mais flexível, ampliando as possibilidades de geração de receitas, que hoje já é alta - mais de R$ 15 milhões/ano, com superávit financeiro registrado nos dois últimos anos. Podemos dizer que o Maracanã é, com certeza, aquele filho que todo pai tem orgulho. O que agora se emancipa e pode se sustentar com as próprias pernas. Sempre tirou as melhores notas, se preparou para a maioridade, fez pós-graduação, entrou no disputadíssimo mercado de trabalho e alcançou sucesso na carreira. Pode se sustentar e crescer. Por este motivo, terá um papel importante no processo de preparação do Brasil para a Copa do Mundo. A modelagem de concessão, por um período de 35 anos, vai permitir a realização de obras de infraestrutura para atendimento do Caderno de Encargos da Fifa e para a melhoria de condições operacionais, fazendo com que o estádio se posicione como uma das melhores arenas do mundo nesse tipo de segmento. A PPP já está na rua. No dia 22 de maio encerrou-se a consulta publica do Edital de Licitação. A próxima etapa será o lançamento do Edital definitivo, já incluindo possíveis ajustes e sugestões recebidas nos últimos 30 dias de consulta. Até agosto conheceremos o consórcio vencedor. O Rio corre na frente desse processo, que faz parte do cronograma de preparação da Copa de 2014 e que será rigorosamente fiscalizado pelo Comitê Organizador Local e pela Fifa.

Aliás, pelas condições de ser a porta de entrada do turismo no Brasil e papel de destaque que sempre teve, o Rio de Janeiro vai ser observado pelo mundo nos próximos anos durante o processo de preparação do Brasil para a Copa de 2014. Essa condição já vem trazendo interesse de potenciais investidores de grande porte, nacionais e internacionais, em todo o estado. É quase o piloto da Copa no Brasil para as intervenções de infraestrurura, seja no emblemático Maracanã ou na cidade. O Rio terá, indiscutivelmente, um forte papel, construindo um dos maiores legados do que podemos chamar de Copa da Mobilidade Urbana. Serão mais de R$ 10 bilhões de investimentos, muitos deles já em andamento, como a expansão do metrô, o Arco Rodoviário e a reforma do aeroporto, possibilitarão o atendimento de demandas latentes da cidade, que há muito aguarda por outros fundamentais projetos que agora sairão do papel – revitalização da Zona Portuária, reforço no transporte de massa com a implantação de ligações importantes através de corredores de BRT, além da reforma e qualificação das estações de trens e do metrô, com possibilidade de integração com outros tipos de transportes e a compra de novas composições..

A união inédita dos três níveis de governo, isto é, entre os governos Federal e Estadual, aos quais se somou recentemente a Prefeitura, possibilitou projetos estruturantes e de eventos únicos, como a Copa do Mundo. Essa tem sido a fórmula vitoriosa, que oferece garantias sólidas e está construindo, através da disponibilização de relevantes recursos, a certeza de que o Brasil surpreenderá o mundo nos próximos anos com sua capacidade de realização, quando estaremos trabalhando para oferecer uma Copa do Mundo inesquecível, com o sabor e a competência do povo brasileiro.

Artigo da secretária Marcia Lins, publicado no Jornal do Brasil em 1º de junho.

Nenhum comentário: