segunda-feira, 1 de junho de 2009

Semana do Meio Ambinete começa com eventos em vários pontos do estado

Créditos à SEA

Atividades em todo o estado marcam a programação da Semana do Meio Ambiente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA). Nesta segunda-feira (1º/06), foi iniciado o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica numa área de restinga do Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG) e promovidas atividades para estudantes, além da apresentação da 2ª Agenda 21 para as Energias Solar e Eólica, no Clube de Engenharia.

O plantio de mudas na restinga de Dois Rios, na Ilha Grande, em Angra dos Reis, mobilizou equipes do parque, voluntários, Brigada Mirim da Ilha Grande e do Centro de Educação Ambiental (Ceads) da Uerj. Ao longo de duas semanas, serão plantadas 4 mil mudas de 13 espécies nativas de Mata Atlântica numa área de 40 mil metros quadrados. A ação acontece em parceria com o projeto de restauração de ecossistemas financiado pela Vale, que fornece as mudas.

Ao todo, quatro áreas de florestas e duas de restinga foram contempladas com o plantio de mudas desde dezembro de 2007, num total de 500 mil metros quadrados que estão sendo restaurados. Após o plantio, haverá um acompanhamento técnico durante três anos para garantir a recomposição dos ecossistemas. A programação do parque também incluiu, nesta segunda-feira, atividade para alunos da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, no viveiro que produz mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

Em Petrópolis, cerca de 50 alunos da Escola Municipal Dom Manuel da Cunha Cintra participaram de atividades prática e palestras sobre o ciclo da água. No Rio, durante a tarde, foi promovida palestra sobre a importância da reciclagem no auditório da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do RJ (Agenersa), que promove a Semana do Meio Ambiente em parceria com o Inea e vai lançar a campanha interna de redução e economia de materiais.

Também no Rio, no auditório do Clube de Engenharia, representantes do Inea, Uerj, Clube de Engenharia e Prefeitura divulgaram o documento 2ª Agenda 21 sobre as Energias Solar e Eólica, que reúne as recomendações e apresentações do seminário Soluções para a Implantação em Escala Comercial das Energias Solar e Eólica, realizado em abril. O objetivo dos especialistas é aumentar a participação da geração de energia através do sol e do vento na matriz energética brasileira.

A programação da Semana do Meio Ambiente continua nesta terça-feira (02/06), das 9h às 12h, com o lançamento, pela Secretaria Estadual do Ambiente, do Programa Agenda Água, no Encontro das Águas. Haverá aula-espetáculo com índios da tribo Fulniô e passeio guiado pelo manguezal da Lagoa Rodrigo de Freitas. Na Ilha Grande, estudantes participam de palestras pela manhã e à tarde, além de visita ao viveiro à tarde.

Nenhum comentário: