segunda-feira, 1 de junho de 2009

Bicicletas e automóveis em harmonia pelas ruas de Copacabana

Créditos à SETRANS-RJ

Copacabana

As bicicletas estão ganhando cada vez com mais espaço no Rio de Janeiro. Neste domingo (31/05), o secretário Julio Lopes participou, junto com o prefeito Eduardo Paes, da inauguração da primeira ciclofaixa de Copacabana. Com velocidade máxima de 30 km por hora, automóveis e bicicletas já podem trafegar em harmonia pelas ruas as ruas Rodolfo Dantas, Duvivier e Ministro Viveiros de Castro, ligando estação de metrô Cardeal Arcoverde à Avenida Atlântica. O objetivo é estender a iniciativa para outras ruas internas do bairro, assim como para outras estações de metrô.

Durante toda esta semana, agentes da CET-Rio e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente farão um esquema especial a fim de orientar motoristas, ciclistas e pedestres sobre as regras de segurança no trajeto.

- Este é um conceito explorado em todas as grandes metrópoles do mundo. A utilização de bicicleta como meio de locomoção é um hábito que vem crescendo bastante, mas ainda é fundamental que o poder público, em parceria com a iniciativa privada, dê mais ênfase a esta cultura e crie equipamentos como este, em Copacabana, que facilitem a circulação através deste veículo – explicou o secretário Julio Lopes.

Em julho, mais uma ciclofaixa deverá ser inaugurada no bairro, ligando a Avenida Atlântica à estação de metrô da Siqueira Campos, atravessando a rua Figueiredo Magalhães. Um estudo está sendo elaborado para escolher o tipo ideal de compartilhamento para este trecho, já que a Figueiredo Magalhães é uma das vias maior movimento de Copacabana. A terceira ciclofaixa passará pela Rua Xavier da Silveira, conectando a praia à estação Cantagalo.

Nenhum comentário: