segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sob a marca da união entre as três esferas, Lula vem ao Rio conhecer projeto de revitalização da zona portuária

Créditos à Agência Rio de Notícias

Porto do Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Rio no início da noite desta segunda-feira (22) para participar de uma cerimônia em homenagem ao casal franco-brasileiro Apolônio e Reneé de Carvalho, símbolos da resistência francesa ao regime nazista. Mas o evento, que faz parte do Ano da França no Brasil e foi realizado no Teatro da Maison de France, no Consulado Geral da França, no Centro, é apenas o pano de fundo para a principal missão de Lula na cidade.

A grande estrela da visita do presidente será a solenidade que marca o anúncio oficial do grandioso projeto "Porto Maravilha", que prevê a revitalização de toda a área portuária da cidade. O evento está marcado para a manhã desta terça-feira (23), entre os armazéns 2 e 3 do porto. Sob a marca da união entre as três esferas, o prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral receberão Lula para divulgar os ações previstas para a área, com investimentos que chegarão a R$ 359 milhões.

Na solenidade, serão assinados 11 documentos (decretos e convênios entre os três níveis de governo). Eles viabilizarão a execução do projeto já a partir desta terça, dia que marca o início das obras do novo acesso ao porto para veículos de carga. O acesso será a partir da Avenida Brasil, na altura do Canal do Cunha. A nova rota passará pelo bairro do Caju, desafogando o trânsito na área que será revitalizada.

A primeira etapa do projeto prevê, no total, dois anos de obras de infraestrutura, habitação e cultura. O Píer da Praça Mauá será transformado em um parque, com anfiteatro, chafarizes, restaurantes, quiosques e estacionamento. O projeto promoverá também a recuperação e a urbanização das principais vias da região, incluindo a Avenida Rodrigues Alves, onde a alça de acesso ao elevado da Perimetral será demolida.

A área do Porto abrigará ainda a Pinacoteca do Rio no edifício Dom João VI e o Museu do Amanhã, nos armazéns 5 e 6. O Morro da Conceição passará por obras de reurbanização – que incluirá restauração do patrimônio histórico e enterramento da rede elétrica – e imóveis antigos serão recuperados. Uma garagem subterrânea será construída na Praça Mauá, com capacidade esperada de até mil veículos.

Fashion Rio foi o marco do projeto
Esta primeira fase contemplará ainda a criação de 499 novas residências na região portuária, através da recuperação de imóveis antigos subutilizados, como parte do programa "Novas Alternativas". Calçamento, iluminação pública, drenagem e arborização das ruas Barão de Tefé, Venezuela e Rodrigues Alves e das ruas transversais que cortam estas vias também são ações previstas para a área.

O prefeito Eduardo Paes já havia revelado que o complexo programa de revitalização da área seria anunciado ainda em junho com a presença de Lula durante a entrevista coletiva que deu início ao Fashion Rio – leia aqui. O evento de moda, realizado no início do ano no Píer Mauá, foi tido como o marco da transformação da zona portuária do Rio.

Na ocasião, o presidente do Instituto Pereira Passos, Felipe Góes, que também é um dos comandantes da revitalização da área na gestão de Paes, listou à Agência Rio de Notícias algumas das principais ideias da administração municipal para o crescimento da área:

– Achamos que aquela região tem uma combinação de atrativos para alguns setores. Ali é um local ideal para sedes de empresas de qualquer setor. Isso porque o Centro já é uma área ocupada, que quase não tem espaço para construção de novos prédios. Acreditamos também que vai ser um centro importante da área de tecnologia e software. Já há naquela área hoje o INT (Instituto Nacional de Tecnologia, órgão público vinculado ao Ministério de Ciências e Tecnologia, localizado na Avenida Venezuela), que é um pólo importante de desenvolvimento de tecnologia no país – afirmou.

Góes falou também sobre a importância da ocupação habitacional no local. Segundo ele, cerca de 20 mil pessoas moram na região portuária atualmente e, além do Morro da Conceição, as comunidades da Providência e do Pinto também serão revitalizadas.

Alguns dos ministros de Lula que vêm acompanhando a confecção do projeto de revitalização do porto também prestigiarão a solenidade desta terça, como Márcio Fortes (Cidades), Luiz Barreto (Turismo) e Pedro Brito (Secretaria Especial dos Portos). Em fevereiro, Brito participou da inauguração do armazém 2 e disse que a recuperação do local foi uma determinação pessoal do presidente Lula. Segundo ele, a área será marcada por um processo de "recuperação sustentável":

– Esse é um começo muito importante do que imaginamos para a revitalização do Centro popular do Rio de Janeiro, porque estamos recuperando armazéns com a participação decisiva da iniciativa privada. E esse tipo de projeto só se sustenta se tiver essa participação direta e se tiver sustentabilidade do ponto de vista econômico-financeiro – explicou o ministro-chefe na ocasião.

Nenhum comentário: