quarta-feira, 24 de junho de 2009

Seminário discute a política para o desenvolvimento da reciclagem no Estado

Créditos à SEA

Parque do Flamengo, Rio de Janeiro

O papel do órgão ambiental no desenvolvimento da reciclagem será abordado pela Gerente de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Pólita Gonçalves, nesta quarta-feira (24/06), às 9h10, na Ilha do Fundão. A palestra integra o seminário A Política do Estado do Rio de Janeiro para o Desenvolvimento da Reciclagem, promovido pela Associação dos Recicladores do Estado do Rio de Janeiro (ARERJ) e pelo Instituto de Macromoléculas (IMA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As políticas desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) em conjunto com o Inea (órgão vinculado à SEA) na área de resíduos sólidos e reciclagem, como os cursos de qualificação profissional de catadores, realizado em parceria com a UERJ, e de capacitação de gestores públicos municipais para a implantação da coleta seletiva solidária estão na pauta da palestra.

Outro destaque do evento será a questão levantada pela Professora Emérita Eloisa Biasotto Mano (IMA-UFRJ), que discutirá os motivos de a reciclagem de plásticos ainda não ter sido efetivamente implantada no Rio de Janeiro depois de 17 anos de realização da ECO-92.

As relações da atividade de reciclagem com diversos setores, como o industrial, as Organizações não Governamentais (ONG’s), a Universidade e empresas recicladoras também serão debatidas no seminário. A iniciativa contará com a participação de profissionais de meio ambiente, gerenciadores de resíduos, universitários e alunos de mestrado e doutorado da UFRJ, recicladores, ambientalistas, cooperativas, entre outros.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente no site www.reciclador.org.br. Mais informações pelo telefone (21) 3661-9555 ou e-mails faleconosco@arerj.com.br e extensao@ima.ufrj.br

PROGRAMAÇÃO:

8h30 - Credenciamento

9h - Abertura

9h10 - O PAPEL DO ÓRGÃO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DA RECICLAGEM

Palestrante: Luiz Firmino, Presidente do Instituto Estadual do Ambiente, INEA

9h50 - O PAPEL DA CODIN NO DESENVOLVIMENTO DA RECICLAGEM

Palestrante: Celso Tadeu de Mesquita, Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro – CODIN

10h30 – “Coffee Break”

11h00 - POR QUE A RECICLAGEM DE PLÁSTICOS, TÃO COMENTADA, NO RIO DE JANEIRO DESDE A ECO-92, AINDA NÃO FOI REALMENTE IMPLANTADA?

Palestrante: Professora Emérita Eloisa Biasotto Mano, IMA-UFRJ

11h40 - Almoço

13h30 - O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA RECICLAGEM

Palestrante: Vera Chevalier, Associação Ecológica Ecomarapendi

14h10 - A POLÍTICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO PARA AS EMPRESAS DE RECICLAGEM

Palestrante: Altamirando Moraes, Subsecretário de Meio ambiente do Município do Rio de Janeiro

14h50 – “Coffee Break” 15h30 - O PAPEL DAS EMPRESAS RECICLADORAS NO DESENVOLVIMENTO DA RECICLAGEM

Palestrante: Presidente Edson Freitas, Associação dos Recicladores do Estado do Rio de Janeiro - ARERJ

Palestrante: Luis Lessa, Empresa LMG

16h20 - O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA RECICLAGEM

Palestrante: Professora Élen Vasques Pacheco, IMA-UFRJ

Local: Auditório Horta Barbosa, Centro de Tecnologia, Bloco A, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Ilha do Fundão. Av. Athos da Silveira Ramos, 149 – Térreo.

Nenhum comentário: