quarta-feira, 24 de junho de 2009

Frutificar capacita produtores de banana em São Fidélis

Créditos à SEAPPA-RJ

O Programa Frutificar, da secretaria estadual de Agricultura, promove curso de capacitação para produtores de banana, nos dias 25 e 26, em São Fidélis, na Região Norte. A capacitação faz parte das ações do programa para implantação do polo de produção da fruta no município, atendendo demanda das agroindústrias locais.

Tradicional no processamento de banana para doces em tablete, como mariola e bananada, o município, atualmente, adquire 95% da matéria-prima em outras regiões. De acordo com o gerente geral do programa, Ronaldo Soares, o curso é uma solicitação dos produtores e da prefeitura.

– A banana passou, recentemente, a integrar o leque de frutas financiadas pelo Frutificar. Para atender aos produtores de São Fidélis, cujo interesse é a banana para ser industrializada, o programa fez a adequação do seu processo de produção, com novas variedades que atendem às empresas – explicou.

Segundo ele, a previsão é de que esse treinamento seja realizado em três etapas, acompanhando desde a implantação das lavouras, passando pela condução, desbrota, até o período da colheita.

Nesta primeira etapa, que inicia dia 25, as aulas irão ocorrer no Centro de Capacitação de São Fidélis. Entre os temas abordados está o preparo das covas; seleção e tratamento das mudas; tratos culturais e fitossanitários; colheita e transporte da produção. Neste dia, representantes de agroindústrias do município, convidados a participar do encontro, poderão demonstrar o seu comprometimento com a produção. O objetivo é aproximar o produtor dos canais de comercialização.

Uma lavoura financiada pelo Frutificar, no município de Santo Antonio de Pádua, abrigará os alunos no segundo dia de curso (26). No local, os produtores terão a oportunidade de conhecer todas as técnicas de implantação e condução da cultura.

O curso conta com o apoio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), do sindicato rural de São Fidélis da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e da PM do município.

Nenhum comentário: