quarta-feira, 24 de junho de 2009

Projeto de revitalização do Porto do Rio é lançado

Créditos à SETRANS-RJ

Porto do Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes lançaram nesta terça-feira (23.06), na Zona Portuária da cidade, o projeto Porto Maravilha. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, participou da solenidade na qual foram assinados documentos, decretos e convênios entre as três esferas governamentais que viabilizam a execução das obras. O projeto prevê a revitalização do Porto do Rio de Janeiro com investimentos de R$ 392 milhões.

A primeira fase do projeto prevê obras no prazo de dois anos que atenderá a três frentes: Infraestrutura, Habitação, e Cultura e Entretenimento. O Píer da Praça Mauá será transformado em um parque com anfiteatro, chafarizes, restaurantes, quiosques e estacionamento. As principais vias do local serão recuperadas e reurbanizadas, como por exemplo, a Avenida Rodrigues Alves que terá a alça de acesso ao elevado da Perimetral demolida. Além da reurbanização da Praça Mauá e do píer, o projeto prevê a construção de uma via para ligar a Avenida Brasil ao porto com o objetivo de desafogar o trânsito naquela rodovia, na altura do Caju, onde é grande a concentração de caminhões de grande porte.

O presidente Lula classificou a oportunidade como ímpar para Governo e Prefeitura transformar o padrão de governança no Rio, e lembrou ainda que o projeto de revitalização da zona portuária somente foi possível porque todos trabalharam em conjunto.

- O Governo Federal não vai deixar de ajudar com recursos para a conclusão das obras e devolver ao Rio o papel importante que sempre teve no cenário sócioeconômico. A zona portuária do Rio precisa ser revitalizada e transformada em mais um cartão-postal da cidade – afirmou o presidente.

O governador definiu o início do projeto, prometido e jamais posto em prática, como a realização de mais um sonho dos cariocas que o governo Lula ajuda a concretizar.

– É a realização do sonho de ver nesta área portuária a compatibilização dos pontos de vista comercial, urbanístico, de moradias e de entretenimento com os pontos de vista econômicos, com a geração de receitas e empregos por meio do aumento nas atividades no porto e em seu entorno – destacou Cabral.

O prefeito Eduardo Paes agradeceu o empenho dos governos federal e estadual para a operacionalização do “Porto Maravilha”, e disse que são estimados investimentos de R$ 3 bilhões, provenientes em boa parte da iniciativa privada, para a segunda fase do projeto. No capítulo do projeto que fala das ações para cultura e entretenimento estão previstas a construção da Pinacoteca do Rio no edifício D. João VI, Praça Mauá, e do Museu do Amanhã, espaço para exposições interativas, nos armazéns 5 e 6 do Porto.

Nenhum comentário: