sexta-feira, 19 de junho de 2009

Representantes de órgãos de meio ambiente do Estado se encontram em Paraty

Créditos à SEA

Paraty

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, participam do 5º Encontro Estadual da Associação de Órgãos Municipais de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (Anamma-RJ) que será realizado de 21 a 23 de Junho, em Paraty.

O evento anual é promovido com a finalidade de fortalecer a gestão conjunta das questões ambientais estratégicas pelos poderes municipal, estadual e federal. Por meio da iniciativa, a entidade pretende também atrair a sociedade civil para o debate ambiental junto ao poder público e construir canais de diálogo com o setor produtivo.

O presidente do Inea faz a abertura do evento, às 19h do próximo domingo (21/06). Em seguida, às 20h, a secretária Marilene Ramos apresenta o Pacto pelo Saneamento do Estado, cujo objetivo é ampliar de 25% para 80% a coleta e tratamento de esgoto, nos próximos 10 anos, em todo território fluminense. A programação da noite segue com o ministro Carlos Minc, que falará às 20h30 sobre a política ambiental do ministério para os municípios.

A programação do evento inclui painéis, mesas-redondas e palestras. Um dos destaques será o painel O Licenciamento Ambiental como Instrumento de Gestão Municipal – O Papel dos Municípios no Licenciamento dos Projetos de Grande Impacto. Casos como os dos empreendimentos Angra 3, Porto Açu e Comperj serão analisados por Luiz Firmino, Dionê Castro, Chefe do Núcleo de Apoio à Gestão dos Municípios do Inea, entre outros.

A diretora de Gestão das Águas e do Território do Inea, Rosa Formiga, participa no dia 22, às 16h30, do painel O Programa Estadual de Recursos Hídricos e os Comitês de Bacia. Agenda 21, o Programa Estadual de Resíduos Sólidos e a relação dos Comitês de Bacia e o Programa Estadual de Recursos Hídricos estão também entre os temas abordados no encontro.

A Anamma é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1986, com a proposta de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

O Encontro ocorre na Casa de Cultura de Paraty, localizada à Rua Dona Geralda, 177 - Centro Histórico, Paraty.

Nenhum comentário: