sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pesquisa para implantação do Bilhete Único não pára de apresentar resultados

Créditos à SETRANS-RJ

Rio de Janeiro

Em mais uma reunião para definir a implantação do Bilhete Único no Rio de Janeiro, o secretário estadual de Transportes e o diretor de infraestrutura e transporte do Banco Mundial, Jorge Rebelo, apresentam novos avanços do projeto. Durante o encontro, nesta quarta-feira (17/06), na sede da secretaria de Transportes, o secretário deu carta branca para que a consultoria responsável por criar o modelo de integração tarifária inicie os contatos com os donos de empresas de ônibus que circulam entre o Centro do Rio, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, área prevista para concentrar os testes iniciais do Bilhete Único.

O levantamento inicial foi detalhado em torno das linhas de ônibus e da circulação de trens. A Trends Engenharia e a Oficina dos Consultores, empresas responsáveis pelas pesquisas de impacto, apresentaram novos dados técnicos sobre racionalização do sistema e simulações de tarifas, que, com a implantação do sistema, serão reduzidas a partir do segundo embarque num período inicial de duas horas de viagem.

- O projeto está tomando corpo. Novos resultados não param surgir. A cada reunião chegamos mais perto da concretização do sistema do Bilhete Único. O passo que está sendo dado neste momento é de suma importância, já que envolve a questão das tarifas, que poderão ter descontos de 35% a 50% no segundo embarque – avalia o secretário Julio Lopes.

Ao que tudo indica, até o final de julho será apresentada ao governador Sérgio Cabral e aos operadores do sistema, como empresas de ônibus, Fetranspor e Supervia, uma versão definitiva do levantamento.

Nenhum comentário: