quarta-feira, 24 de junho de 2009

Projeto do Dossiê Rio 2016, revitalização do Porto transformará área histórica da cidade

Créditos à Rio 2016

Região fundamental do projeto do Rio de Janeiro para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, a Zona Portuária vai ganhar cara nova. Nesta terça-feira, dia 23, começaram as obras de revitalização “Porto Maravilha”, com iniciativas nas áreas de infraestrutura, habitação, cultura e entretenimento. O evento de inauguração contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro do Turismo, Luiz Barretto, do ministro das Cidades, Márcio Fortes; do ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito; do governador Sérgio Cabral, do prefeito Eduardo Paes e do secretário geral do Comitê Rio 2016, Carlos Roberto Osório.

A revitalização do Porto do Rio de Janeiro faz parte do Dossiê de Candidatura do Rio de Janeiro, entregue ao Comitê Olímpico Internacional. Na região, será construída uma Vila de Acomodações, com 1840 quartos. Além disso, o local receberá navios que também serão utilizados para hospedagem. O projeto “Porto Maravilha” inclui a reurbanização da Praça Mauá e das principais ruas do entorno; a construção de uma garagem subterrânea para 1000 veículos, a criação de 499 novas residências, com a recuperação de imóveis antigos; a implantação da Pinacoteca do Rio, para exposições de arte; e a construção do Museu do Amanhã, para exposições interativas e projeções científicas. “O Rio de Janeiro é referência do Brasil no mundo inteiro. O Governo Federal garante que não faltará ajuda para revitalizar o porto, que será mais um ícone da cidade. Iniciativas como esta só são possíveis por causa da união dos três níveis de governo, que assumiram o compromisso de trabalhar juntos pelo Rio”, disse o presidente Lula.

O governador Sérgio Cabral lembrou a importância da atividade portuária para o Rio de Janeiro e agradeceu o apoio do presidente Lula. “O Governo Federal investiu nos Jogos Pan-americanos e realizou o melhor evento da história da competição. Com a revitalização do porto, realizamos mais um sonho. É um investimento urbanístico, turístico e de entretenimento, que facilitará a atividade portuária, tão importante para o Rio de Janeiro”, disse Sérgio Cabral.

O investimento previsto para a revitalização da Zona Portuária é de R$ 374 milhões. “Este é um dia simbólico para o Rio de Janeiro, pois estamos trabalhando em uma área histórica e de grande atividade econômica. Além disso, serão obras fundamentais para a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016”, lembrou Paes.

Para Carlos Roberto Osório, a renovação da Zona Portuária é um passo concreto para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. “Estão previstas melhorias estruturais e instalações para os navios de cruzeiro, com foco no turismo. Toda a área do porto, com seus prédios antigos e docas históricas, se tornará uma nova atração, cheia de vitalidade, no coração do Rio”, explicou o secretário geral do Comitê Rio 2016.

Nenhum comentário: