quarta-feira, 24 de junho de 2009

MIS-RJ promove fórum com museólogos de todo o Brasil

Créditos à SEC-RJ

Rio de Janeiro

Representantes dos Museus da Imagem e do Som espalhados em todo o Brasil estão na cidade do Rio de Janeiro para participar do “I Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som – MIS em Rede”, que começou hoje e vai até o dia 26 de junho, em um hotel da Zona Sul carioca. A estimativa é de que o evento reúna cerca de 150 pessoas para estreitar laços e registrar informações em tempo real entre os museus audiovisuais do país.

Realizado pela Secretaria de Cultura, o Fórum foi aberto por Rosa Maria Araujo, presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som - RJ, seguida por Marcia Bibianni, superintendente de museus do Rio de Janeiro, que representou a secretária Adriana Rattes, acompanhadas pelo presidente do recém criado Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, José do Nascimento e por Célia Costa, diretora técnica do MIS RJ.

Museólogos e pessoas ligadas á área cultural estavam na plateia, dentre elas destacava-se Magaly Cabral, diretora do Museu da República e mãe do governador Sérgio Cabral. Criado na década de 1960 com a finalidade de preservar a cultura sociocultural da cidade, o MIS tem em sua acervo mais mil “Depoimentos para Posteriedade” – série de debates com personalidades ligadas à cultura fluminense, além de diversas coleções de grande relevância para a História nacional.

O MIS-RJ organizou uma programação acadêmica de porte, na qual serão discutidos temas como a implantação de uma rede nacional de cooperação técnica, capaz de conceber um ambiente virtual para a difusão, preservação e para o acesso aos acervos das respectivas instituições.

O Fórum contará, ainda, com debates, grupos de trabalho, palestras e mesas-redondas (com tradução simultânea), objetivando criar uma rede nacional de cooperação técnica entre todos os MIS brasileiros que facilite a troca e a sistematização de informações, discutir e estabelecer conceitos jurídico-administrativos e criar normas para a preservação e divulgação de acervos digitais audiovisuais.

A superintendente de museus do Estado, Marcia Bibianni, destacou a fase de resgate que os museus estaduais estão passando:

- A área de museus está vivenciando um momento único no estado. O que vem ocorrendo no MIS RJ também ocorre nos outros nove museus do Estado - declarou Bibianni.

Nova sede

Há pouco mais de vinte anos ocupando dois edifícios no Centro do Rio, um na Praça XV e o outro nas imediações do bairro da Lapa, o MIS-RJ vai ocupar um endereço nobre e renomado no circuito turístico nacional e internacional: a Avenida Atlântica, renomado endereço da zona Sul carioca. Quem explica os próximos passos é a Rosa Maria Araujo, presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som:

- O projeto está em fase de estudo e planejamento. O MIS-RJ vai ocupar um terreno de 1600 metros quadrados na praia de Copacabana, onde hoje funcionam três estabelecimentos comerciais que serão demolidos para dar espaço a um pequeno edifício que vai abrigar todo o nosso acervo - anunciou Rosa.

A presidente do MIS-RJ destacou a ênfase da música na identidade cultural do Rio de Janeiro. Mesmo com uma grande coleção, foi preciso fazer uma articulação para levar ao novo endereço do Museu o acervo da grande estrela nacional: Carmen Miranda, representante da cultura do Brasil no exterior.

O MIS-RJ quer que fóruns como este sejam realizados anualmente e levando outros temas à pauta dos museólogos e pessoas interessadas no tema.

As inscrições ainda podem ser feitas através do correio eletrônico forumredemis@gmail.com . Investimento: R$80 para pessoa física e de R$40 para estudantes com identificação. Informações pelo telefone 2332-9520 ou na página www.mis.rj.gov.br .

Nenhum comentário: