quarta-feira, 24 de junho de 2009

Consórcio chinês vence concorrência para compra de 30 novos trens

Créditos à SETRANS-RJ
O Banco Mundial bateu o martelo e licitação da Secretaria Estadual de Transportes para a compra de 30 novos trens já tem um vencedor: é consórcio chinês liderado pela China National Machinery Import & Export Corporation, que começará a entregar as primeiras unidades a partir do final do ano que vem. Os chineses apresentaram o menor preço para o fornecimento dos trens, garantindo aos cofres públicos uma economia de U$ 10,6 milhões na maior compra de trens feita pelo governo nos últimos 40 anos.

O valor previsto da licitação para a aquisição dos 30 trens ( num total de 120 carros) era de U$ 175,6 milhões, mas a compra foi finalizada pelos chineses por U$ 165 milhões. O lucro obtido com a venda pode ser revertido na compra de mais carros para o sistema e em outros programas de melhoria para o setor de transportes, como a atualização do PDTU, o Plano Diretor de Transportes Urbanos. Mas o Estado tem até 2014 para definir a melhor forma de utilizado, como prevê o contrato.

Com as novas composições, subirá para 68 o número de trens modernizados nos ramais administrado pela concessionária Supervia. Os novos carros terão capacidade para até 1200 passageiros. Eles serão equipados com ar condicionado, terão designer moderno e sistema de tração mais econômico, consumindo 60% menos de energia dos que os trens atuais, além de espaço reservado a portadores de necessidades especiais e dispositivo de travamento automático das portas.

A compra será feita com recursos da segunda etapa do Programa Estadual de Transportes, o PET II, que envolve financiamento de US$ 211,7 milhões do Banco Mundial e contrapartida de U$ 9,2 milhões por parte do Governo do Estado. O processo licitatório para a aquisição dos trens teve início em fevereiro deste ano. Participaram da concorrência, além do consórcio vencedor, um outro grupo chinês, um coreano e um francês.

O secretário de Transportes Julio Lopes destaca que o processo desta licitação recebeu elogios até dos técnicos do Banco Mundial, sendo considerado um dos mais rápidos da América Latina.

- Todo processo ocorreu dentro do maior rigor técnico. Esses novos trens vão trazer um salto qualitativo muito grande para a malha ferroviária metropolitana, que a cada ano registra um número maior de passageiros. E, a exemplo do que já existe no metrô, as novas composições terão painéis eletrônicos, emissão automática de mensagens pré-gravadas, que indicarão as próximas estações e o lado de desembarque, além de câmeras de circuito interno, o que deixará as viagens mais seguras – explica o secretário.

A assinatura do contrato com os chineses acontecerá em visita oficial que o governador Sérgio Cabral, o secretário Júlio Lopes e comitiva fará à China a partir da próxima segunda-feira (29/06). Um dos objetivos da missão é intensificar as relações para trazer mais investimentos para o setor de transportes do estado. Além do governador e do secretário de Transportes integram a comitiva os presidentes da Supervia, Amir Murad, e Metrô, José Gustavo de Souza, que também irá formalizar a compra de 114 carros com o mesmo fabricante que fornecerá os trens à Supervia.

Nenhum comentário: