sexta-feira, 19 de junho de 2009

Produtores de café do Noroeste recebem unidade beneficiadora

Créditos ao SEAPPA-RJ

Rio de Janeiro

Os produtores de café do Noroeste fluminense ganham a partir deste sábado (20) um instrumento facilitador para alavancar a atividade. Em solenidade, às 14 horas, na sede da Coopercanol (Cooperativa de Produtores de Café do Noroeste Fluminense), em Varre Sai, o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo entrega equipamento de beneficiamento de café a representantes daquela cooperativa e da Cooperafa (Cooperativa Regional de Agricultura Familiar).

A máquina, que será utilizada com o acompanhamento da Ascarj (Associação dos Cafeicultores do Estado), foi adquirida com recursos da secretaria, através do Programa Rio Café. Sua capacidade de beneficiamento é de 1,2 toneladas/hora. Após receber o café “em coco”, o equipamento retira as cascas e separa as impurezas, colocando o grão em condições de comercialização. O processo agrega valor ao produto, aumentando a receita do produtor em 25 a 30%.

A unidade móvel, composta por caminhão e máquina de beneficiamento, é resultado de um investimento total de R$ 230 mil. O novo equipamento percorrerá as propriedades atendendo cerca de 1.070 agricultores familiares, segundo estimativa da Ascarj. A proposta da secretaria de Agricultura para otimizar a utilização da máquina é que os produtores se organizem, concentrando o produto em determinados locais. Isso permitirá atender maior número de produtores em menor tempo, coincidindo com o período de beneficiamento dos grãos.

De acordo com o Programa Rio Café, da secretaria estadual de Agricultura para incentivo a atividade, numa segunda etapa, estão previstas a aquisição de máquinas e equipamentos para o rebeneficiamento do café. Essa iniciativa visa principalmente dar qualidade ao produto para atender as exigências do mercado externo e dos compradores nacionais de café de maior valor agregado.

A cerimônia também marcará o reinício das atividades de comercialização de café no município por intermédio da Coopercanol em parceria com a Cooperafa. Hoje a cafeicultura no Estado responde por cerca de 300 mil sacas (60 quilos)/ano. Deste total, 70% estão concentrados nas regiões Serrana e Noroeste. Levantamento da Associação de Cafeicultores estima que o setor gere em torno de 10 mil postos de trabalho diretos e 30 mil indiretos no Estado.

A solenidade, que contará com a presença de produtores da região, acontecerá na sede da Coopercanol, localizada na rodovia Mauro Alves Ribeiro (Varre Sai/Natividade), km 1.

Nenhum comentário: