sexta-feira, 19 de junho de 2009

Missão do BIRD visita projetos do Rio Rural

Créditos à SEAPPA-RJ

O secretário de estado de Agricultura, Christino Áureo, acompanhado dos diretores do Banco Mundial (BIRD), Makhtar Diop e Mark Lundell, sobrevoa nesta quinta-feira (18), regiões contempladas pelo Rio Rural, executado pela secretaria de Agricultura. Durante a viagem, Christino Áureo mostrará à missão áreas de foco do programa nas regiões Norte, Noroeste, partes da Serrana, Metropolitana e Baixadas Litorâneas.

De acordo com Nélson Teixeira, superintendente de Desenvolvimento Sustentável, a visita de representantes do banco tem como objetivo conhecer as experiências já implantadas na primeira fase do programa, e que podem ser replicadas nas demais áreas beneficiadas com a expansão do número de microbacias trabalhadas.

A comitiva fará sobrevoo na microbacia do Ouro, em Porciúncula, no Noroeste, onde o Rio Rural está sendo executado com recursos do GEF – Fundo de Desenvolvimento Ambiental do Banco Mundial. Na ocasião, conhecerão projetos bem sucedidos de conservação da mata ciliar, proteção de nascentes, pastoreio rotacionado e produção de leite em grupo comunitário.

No município ainda, Christino Áureo e os diretores da instituição financeira internacional visitarão as instalações da Cooperafa (Cooperativa Regional de Agricultura Familiar do Estado do Rio de Janeiro), onde conhecerão a área de processamento e laboratório de controle de qualidade de produtos, cuja estruturação foi uma das ações do programa.

O Rio Rural, que conta com recursos de US$ 39,5 milhões do Banco Mundial e do governo do Estado, vai contemplar 270 microbacias hidrográficas em 59 municípios, beneficiando 37 mil famílias rurais. O programa prevê a melhoria dos processos da produção agrícola familiar, saneamento rural, recuperação de estradas vicinais e promoção da convivência harmônica entre a agricultura e o meio ambiente, com forte incentivo à produção orgânica e à diminuição da utilização de agrotóxicos em geral.

Nenhum comentário: