sexta-feira, 19 de junho de 2009

ANTT dá sinal verde para metrô de Macaé

Créditos à SETRANS-RJ

Macaé

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) aprovou, esta semana, durante reunião em Brasília, a implantação do metrô na cidade de Macaé. A boa notícia é resultado da união entre a Secretaria Estadual de Transportes e a prefeitura de Macaé. No mês de março, o projeto foi enviado pessoalmente ao diretor geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, pelo secretário Julio Lopes, que já esteve no município no norte Fluminense para vistoriar o trajeto que será utilizado pelo metrô.

Participaram deste último encontro em Brasília, os principais agentes do projeto: o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, e a diretora de Desenvolvimento de Negócios da concessionária FCA – atual administradora da ferrovia que servirá de leito para o VLT-, Silvana Alcântara de Oliveira.

A via por onde o metrô de superfície vai operar já existe e liga os bairros de Lagomar, na região norte do município, e Imboacica, no lado sul, atravessando outros 13 bairros. São 23 km de trilhos, atualmente fora de operação. Estudos técnicos sobre a viabilidade do projeto, desenvolvidos por engenheiros da Secretaria de Transportes, mostram que o metrô vai beneficiar mais de 6 mil pessoas por dia, interligando todo o perímetro urbano da cidade. Os estudos apontam ainda que com o novo meio de transporte, o tempo gasto pelos moradores de Macaé para se deslocar de um lado a outro da cidade cairá pela metade. Hoje, o mesmo trajeto feito de ônibus, dura, em média, 66 minutos.

- O município não poderia receber melhor noticia. Vivenciamos todos os dias dificuldades no Sistema Integrado de Transporte e enxergamos o modal ferroviário para passageiros como uma grande solução – enfatizou o prefeito Riverton Mussi.

E a rodada de encontros continua. Na próxima segunda-feira, as esferas municipais e estaduais, juntamente com a FCA se reúnem para elaboração de um plano de ação.

- O Estado está empenhado juntamente ao município de Macaé para ver a coisa acontecer. Os esforços, empenho e atenção por parte do secretario Julio Lopes têm feito toda a diferença neste processo, iniciado em março e que já hoje se consolida como uma ação concreta que transformará o sistema de transporte de Macaé – comemora Jorge Tavares.

Para o secretário Julio Lopes, a iniciativa de Macaé é um avanço para todo o estado, pois além de refletir em benefícios para o próprio município, faz com que outras cidades também queiram absorver a tecnologia.

- O metrô na superfície (VLT) é um sistema moderno de transporte de passageiros, utilizado em diversas cidades do mundo, como Japão, Itália e Alemanha. Este será o primeiro metrô no estado do Rio fora da capital. Esta iniciativa é importante não só para aquecer a economia e oferecer conforto e praticidade à sociedade macaense, mas acaba por contagiar também outras regiões – afirma o secretário Julio Lopes.

A assinatura do contrato de operação do trecho está prevista para agosto e vai acontecer em Macaé, com a presença do prefeito Riverton Mussi, do diretor geral da ANTT, Bernardo Figueiredo; do secretário de Estado de Transporte, Júlio Lopes; e do presidente da FCA, Marcello Magistrini.

Nenhum comentário: