sexta-feira, 26 de junho de 2009

Pesagro-Rio treina inseminadores artificiais em Itaocara

Créditos à SEAPPA-RJ

Rio de Janeiro

A inseminação artificial é a técnica mais empregada no mundo para o avanço genético dos rebanhos. Com o objetivo de melhorar a qualidade do plantel fluminense e aumentar a produção de leite e carne, o Programa Rio Genética, da secretaria estadual de Agricultura, incentiva sua utilização entre os produtores.

Para que todos possam acessá-la, a Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado) vem realizando cursos de capacitação em Inseminação Artificial, na Estação Experimental em Itaocara, visando difundir cada vez mais a técnica.

No último mês, seis novos inseminadores foram treinados e já estão atuando no campo. As aulas práticas e teóricas, dadas pelo pesquisador da Pesagro, Agostinho Camargo, nas instalações da unidade, ensinam que o principal papel dessa tecnologia é possibilitar a melhoria genética dos animais, pela utilização de sêmen de touros provados. O curso contou com o apoio da prefeitura de Itaocara.

Segundo a médica veterinária, Simone Duboc da Serra, chefe da Estação Experimental, onde são desenvolvidas pesquisas com gado de leite na Região Noroeste, a estimativa é de que cerca de 50% dos avanços na eficiência da produção leiteira nos países desenvolvidos, durante a segunda metade do século passado, devem-se a universalização da inseminação artificial. Os demais 50% são resultados do somatório das melhorias nas condições sanitárias, manejo e nutrição dos rebanhos.

– O grande interesse pela capacitação nos levou a programar novos cursos em parceria com a Emater–Rio, prefeituras, cooperativas e laticínios. O próximo será realizado com apoio da prefeitura de Aperibé – informou.

Um outro instrumento para o acesso dos produtores à tecnologia genética e melhoria do rebanho está sendo estruturado na estação. De acordo com o coordenador do Programa Rio Genética, Pedro Afonso, brevemente será implantada uma unidade de receptora de embriões, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Embrapa destinado à Pesagro-Rio.

– Os embriões produzidos na Pesagro-Rio, em Seropédica, em parceira com a Universidade Federal Rural, serão implantados nas receptoras em Itaocara – explicou.

Nenhum comentário: