sexta-feira, 26 de junho de 2009

Venda de terrenos remanescentes do metrô começa em setembro

Créditos à Seubsecretaria de comunicação social

O Governo do Estado planeja iniciar em setembro a venda dos terrenos remanescentes da Linha 1 do Metrô. A previsão é de que seja arrecadado cerca de R$ 1 bilhão, o que corresponde a aproximadamente um terço do valor da construção da Linha 4. Projeto do prefeito Eduardo Paes, aprovado anteontem pela Câmara dos Vereadores, tornam edificáveis 78 destes terrenos.

- A volta do potencial construtivo em todos esses terrenos significa a correção de uma distorção que foi criada no Rio, já que no mundo inteiro, quando se faz estações de metrô ou trem, os terrenos remanescentes da desapropriação são usados para empreendimentos que ajudem a viabilizar essas construções. Ainda estamos fazendo estudos da melhor forma de vender essas áreas, se por venda direta ou por meio de um fundo. Mas devemos começar as vendas a partir de setembro. E a previsão de arrecadação é de R$ 1 bilhão, que é mais ou menos um terço do valor da construção da Linha 4 – esclareceu o secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner.

Segundo o secretário, não faz parte dos planos do governo a venda do terreno do 19º Batalhão de Polícia Militar, em Copacabana, apesar dele estar incluído na lei. De acordo com Fichtner, o projeto é construir uma delegacia do idoso.

- Queremos construir uma delegacia do idoso junto ao 19º Batalhão. Isso só será possível com o terreno sendo considerado edificável – afirmou.

Nenhum comentário: