segunda-feira, 29 de junho de 2009

Missão do governo embarca para a China para atrair investimentos

Créditos à INVESTERIO

Rio de Janeiro

Fechar a maior compra de trens para transporte de passageiros feita pelo Governo do Rio de Janeiro nos últimos 40 anos, conquistar mais votos para a cidade sediar as Olimpíadas de 2016, e atrair investimentos diretos e indústrias internacionais para o estado. Estes são alguns dos compromissos que o governador Sérgio Cabral terá durante a missão empresarial e governamental que vai liderar à China e a Cingapura, entre os dias 29 de junho e 04 de julho de 2009.

O primeiro compromisso, em Pequim, será em benefício da população que precisa de transporte de massa. Cabral será recebido na Assembleia Popular Nacional, o parlamento chinês, onde assinará contrato para a entrega de 30 trens (120 carros), que serão repassados à Supervia como parte do processo de modernização do sistema ferroviário metropolitano. A compra utilizará recursos do Banco Mundial (Bird) e terá contrapartida do governo estadual, ao custo de US$ 165 milhões.

- A minha expectativa é de, em oito anos, colocar ar condicionado em todos os trens que rodam no estado. Vamos também dobrar o número de trens do Metrô – afirmou o governador.

O Metrô Rio vai formalizar a compra de 19 trens (114 carros), que aumentarão a frota em 63%. A aquisição faz parte de um pacote de investimentos de R$ 1,15 bilhão da concessionária. Além da compra das composições, o projeto Metrô Século XXI inclui a construção de duas novas estações e a extensão da linha 2. Essas medidas vão permitir que o metrô passe de 550 mil passageiros/dia para mais de 1,1 milhão.

A agenda inclui também encontros com empresários e autoridades para trazer ao Rio grandes montadoras de automóveis - inclusive de carros elétricos - siderúrgicas, estaleiros e empresas que tenham interesse em construir hotéis, visando a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016). Cabral e comitiva vão se esforçar ainda para atrair investimentos no sistema de transporte de passageiros, em habitação popular, infraestrutura aeroportuária e portuária, e na construção de indústria de transformação de lixo em energia elétrica.

A delegação governamental oficial é composta pelo governador e pelos secretários Joaquim Levy (Fazenda), Júlio Bueno (Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços), Júlio Lopes (Transportes) e Marilene Ramos (Ambiente) e além do presidente da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro - INVESTE RIO - Maurício Chacur.

Nenhum comentário: