segunda-feira, 29 de junho de 2009

Programa de domingo: visita à obra do metrô

Créditos à SETRANS-RJ

Um passeio pelos túneis da futura estação General Osório, em Ipanema. Este foi o programa deste domingo (28/06) para 177 pessoas. Entre elas, um grupo de 36 jovens portadores de necessidades especiais, todos estudantes do Instituto Consuelo Pinheiro, um centro de assistência social que funciona no bairro do Riachuelo.

Os visitantes ficaram impressionados com a estrutura do espaço, uma caverna de 20 mil m², que se transformará na mais bem equipada estação de metrô do Rio em termos de locomoção. Serão 16 escadas e seis esteiras rolantes, 13 elevadores, 28 torniquetes (catracas), 10 bilheterias, além de três plataformas, que vão oferecer conforto e praticidade no embarque e no desembarque aos 80 mil passageiros esperados por dia na estação.

A Secretaria Estadual de Transportes promove visitas ao local desde setembro de 2007. Os passeios acontecem sempre no último domingo de cada mês e são sucesso de público. A obra já virou uma atração, sendo visitada por moradores de diversas partes da cidade, pesquisadores, estudantes estrangeiros e turistas. A estação de General Osório terá três acessos: ruas Jangadeiros, Sá Ferreira e Teixeira de Melo.

A visitação acontece em cinco horários, com saídas de grupos organizados a cada meia hora, das 9h às 11h. Antes do passeio, o público participa de uma palestra, no escritório operacional da Rua Jangadeiros, onde os técnicos da Secretaria de Transportes e da construtora responsável pela obra, a Odebrecht, explicam detalhes sobre a construção. Em seguida, os visitantes seguem em vans para a Rua Gastão Baiana, onde entram num dos túneis de acesso à estação e conhecem as vias por onde os trens vão percorrer, além do mezanino.

– A cada etapa de visitação, o público tem uma visão diferente da obra, que já está em fase final. Vamos inaugurar a estação em dezembro. E a General Osório entrará para a história do metrô do Rio, tanto pela sua grandeza e beleza arquitetônicas, quanto por ter sido uma obra sem transtornos e sem atraso no cronograma. É um orgulho para a gente poder proporcionar este tipo de visitação ao público em geral – diz o secretário de Transportes Julio Lopes.

Nenhum comentário: