segunda-feira, 29 de junho de 2009

Autoestrada Lagoa-Barra receberá obras do PAC

Créditos à EMOP-RJ e a RJTV

Complexo esportivo e passarela

O tráfego de veículos estará interditado em ambos os sentidos do Túnel Zuzu Angel e no trecho de 500 metros da Autoestrada Lagoa-Barra, próximo ao emboque da Rocinha, a partir das 23 horas de hoje (segunda-feira), até as 05 horas de amanhã. A interdição será feita para permitir a instalação dos dois primeiros módulos de escoramento (de um total de seis) da estrutura da passarela projetada por Oscar Niemeyer, que faz parte das obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) no Complexo da Rocinha. A mesma interdição será feita na quarta-feira (dia 1º), entre 23h e 5h (quinta-feira), para instalação de mais dois módulos.

A passarela sobre a Autoestrada Lagoa-Barra será concluída em junho de 2010 e ligará o grande Complexo Esportivo (cujas obras serão entregues até o fim de 2009) à Área Exemplar, onde estão sendo construídos os novos equipamentos públicos da favela. O projeto da passarela - que terá um arco igual ao da Praça da Apoteose – foi cedido gentilmente pelo arquiteto como “um presente aos moradores da Rocinha”.



Os módulos da treliça modelo M150 a serem utilizados no escoramento já se encontram montados no pátio da empresa MILLS, responsável pelo equipamento, e serão transportados por uma carreta até o local da obra, onde serão içados por dois guindastes e instalados sobre as torres de escoramento.

Os dois primeiros módulos que serão instalados hoje correspondem ao trecho da passarela sobre a pista sentido São Conrado-Gávea. Cada módulo pesa aproximadamente 7.500 kg e mede 2,10 metros de altura, 2,50 metros de largura e 15 metros de comprimento. Os demais módulos serão lançados em duas etapas, sendo dois na próxima quarta-feira (01/07), correspondentes ao trecho da passarela sobre a pista sentido Gávea-São Conrado, e os dois últimos na próxima segunda-feira (06/07), correspondentes ao trecho da passarela sobre a via de acesso à Rocinha.


O Complexo Esportivo

Situado num terreno de seis mil metros quadrados, o complexo esportivo e de lazer deverá ser inaugurado em dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governador Sérgio Cabral. No térreo, além de estacionamento, com 200 vagas, haverá usina de reciclagem, pista de skate, uma escola de surfe e um juizado de pequenas causas. A parte de cima terá duas piscinas, uma para adultos e outra para crianças, duas quadras poliesportivas, centro médico e um restaurante. E, sobre a laje, haverá um campo de futebol com 80 metros de extensão, além de vestiários e uma churrasqueira.

Nenhum comentário: