segunda-feira, 29 de junho de 2009

Maratona do Rio de Janeiro tem corrida de revezamento de atletas olímpicos em apoio à candidatura Rio 2016

Créditos à Rio 2016 (site oficial)

Na edição 2009 da Maratona da Cidade do Rio de Janeiro contou com presença de atletas olímpicos brasileiros que se revezaram na corrida do circuito “Family Run”, de seis quilômetros, para divulgar a candidatura da cidade à sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

O revezamento se transformou em uma festa, já que os atletas não correram apenas o trecho de 500 metros programado para cada um. Assim, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima (ganhador da medalha de Coubertin em Atenas 2004) abriu e fechou o revezamento com os colegas da corrida. “Essa corrida, com atletas de outros esportes tem outro peso. Queremos mostrar que as Olimpíadas no Rio de Janeiro serão transformadoras para a cidade e o país”, declarou Vanderlei.

Prata no salto triplo na Cidade do México 68 e bronze em Munique 72, Nelson Prudêncio também participou do evento e citou Martin Luther King para defender os Jogos no Rio da Janeiro. “I have a dream”, disse o atleta, “e acredito que as Olimpíadas no Rio de Janeiro serão uma oportunidade única dos brasileiros e sul-americanos terem um contato mais próximo com a diversidade no mundo do esporte”, completou.

Campeão olímpico no vôlei em Atenas 2004, Nalbert também acredita na vitória do Rio. “Cada gesto de apoio à candidatura, como esta corrida, fará diferença no final”.

Cada atleta do revezamento Rio 2016 percorreu 500 metros carregando a logomarca da candidatura. A seqüência do revezamento foi: Vanderlei Cordeiro de Lima (bronze na maratona em Atenas 2004), Miguel Ângelo da Luz (técnico da seleção feminina de basquete prata em Atlanta 96), Jaqueline Silva (ouro no vôlei de praia em Atlanta 96), Paulinho Vilas Boas (quinto no basquete em Seul 88 e Barcelona 92), Adriana Samuel (prata no vôlei de praia em Atlanta 96 e bronze em Sydney 2000), Cyro Delgado (bronze no revezamento 4x200m em Moscou 80), Bruno Prada (prata na vela em Pequim 2008), Sebastian Pereira (quinto no judô em Atlanta 96), Nalbert (ouro no vôlei em Atenas 2004), Nelson Prudêncio (prata no salto triplo na Cidade do México 68 e bronze em Munique 72) e Marcus Vinicius (prata no vôlei em Los Angeles 84).

“Esta foi mais uma demonstração do apoio de atletas de várias gerações ao projeto olímpico do Rio de Janeiro. A Maratona do Rio já faz parte do calendário internacional e foi o palco perfeito para encerrar o roteiro de celebração da Semana Olímpica, que reforça a divulgação os valores do Movimento Olímpico em todo o país”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

A Semana Olímpica teve eventos em oito cidades brasileiras – Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Vitória (ES), Aracaju (SE), Barra Mansa (RJ), São José do Rio Preto (SP) e Boa Vista (RR). Foram realizadas corridas, clínicas de esporte, palestras, mostras de vídeo, teatro, atividades esportivas e exposições de fotos.

Na Maratona da Cidade do Rio de Janeiro em 2009, os vencedores foram Marcos Antonio Pereira, que completou a prova em 2h17m11s, e Marizete de Paula, com o tempo de 2h42m46s.

Nenhum comentário: