segunda-feira, 29 de junho de 2009

Rio 2016 marca presença nos Jogos da Juventude da Ásia

Créditos à Rio 2016 (site oficial)

Rio de Janeiro

Representantes da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 prestigiaram, nesta segunda-feira, dia 29, a abertura dos Jogos da Juventude da Ásia, que acontecem até o dia 7 de julho em Cingapura. O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o secretário geral, Carlos Roberto Osório, e o diretor de relações internacionais, Mário Cilenti, estão no evento para observar e trocar experiências, já que um dos principais objetivos do projeto olímpico do Rio de Janeiro é ampliar o alcance dos valores olímpicos entre jovens de todo o mundo. Em viagem oficial à Ásia, o governador Sérgio Cabral também passará por Cingapura para visitar as instalações dos Jogos da Juventude da Ásia.

Os Jogos da Juventude da Ásia reunirão cerca de 1.300 atletas de 14 e 17 anos, representando 45 países. Serão realizadas competições de dez modalidades – atletismo, natação, saltos ornamentais, basquete, vôlei de praia, boliche, futebol, vela, tiro e tênis de mesa. O evento serve como teste para Cingapura, que em 2010 será sede da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. “O Comitê Rio 2016 não poderia deixar de prestigiar uma competição tão importante. Entre os objetivos dos Jogos da Juventude da Ásia estão a celebração do esporte em parceria com o aprendizado, e a divulgação de valores como amizade, excelência e respeito. São ideias alinhadas com os pilares do projeto olímpico do Rio de Janeiro, afinal o Brasil conta com 65 milhões de jovens com menos de 18 anos. Na América do Sul, esse número chega a 180 milhões”, lembrou Carlos Arthur Nuzman.

A integração entre esporte e educação é realidade para os jovens do Brasil desde 2005, quando foram criadas as Olimpíadas Escolares, parceria do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro. Em 2008, cerca de 5.600 atletas participaram de competições de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de uma intensa programação cultural. “As Olimpíadas Escolares são uma iniciativa brasileira bem sucedida. Na competição, o esporte é uma ferramenta para promover a integração e a inclusão social. É um evento que vem crescendo mobilizando jovens de todo o país”, explicou Nuzman.

Além de acompanhar o início dos Jogos da Juventude da Ásia, a delegação Rio 2016 estará presente na Assembléia Geral do Conselho Olímpico da Ásia, que acontece no dia 3 de julho, também em Cingapura.

Nenhum comentário: