segunda-feira, 29 de junho de 2009

Inovação nas empresas ibero-americanas é tema de seminário no Rio

Créditos à Agência Brasil

Rio de Janeiro

O incentivo à inovação empresarial é o principal tema do seminário que a Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib) realiza na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, a partir desta segunda-feira(29/6).

Promovido em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MC&T), o evento é preparatório à 19ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo que ocorrerá em Portugal, em novembro próximo, com o tema Inovação e Conhecimento.

A palestra de abertura do encontro será feita pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e abordará Inovação, Desenvolvimento Sustentável e o Papel Estratégico das Políticas Públicas.

Está prevista a participação do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho, representando o ministro Miguel Jorge; do secretário executivo do MC&T, Luiz Antonio Rodrigues Elias; do titular da Segib, Enrique Iglesias; e da secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), Alicia Bárcena, entre outras autoridades.

Na terça-feira (30), especialistas ibero-americanos ligados ao setor de ciência e tecnologia irão debater políticas públicas de incentivo à inovação tecnológica na região, abrangendo as visões do setor produtivo e do setor acadêmico; a relação entre o Estado e a inovação empresarial; a experiência regional; e uma iniciativa ibero-americana para a inovação nas empresas.

Na solenidade de encerramento, está prevista a presença do secretário geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães.

A Segib é integrada pela Espanha, Portugal, Andorra e mais 19 países da América Latina. Com sede em Madri, a entidade é o órgão permanente de apoio institucional e técnico à Conferência Ibero-Americana e à Cúpula de Chefes de Estado e de Governo.

Nenhum comentário: