segunda-feira, 29 de junho de 2009

Cabral na China: Linha 1A será entregue em dezembro

Créditos à Núcleo de Imprensa

Changchum, China - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou nesta segunda-feira (29/6), na China, que a Linha 1A, que faz a ligação da Central do Brasil a Botafogo, será entregue à população já em dezembro deste ano. A partir daí, o usuário será beneficiado com dois efeitos práticos: 1) não precisará mais fazer o transbordo na estação do Estácio; 2) verá reduzido o intervalo entre trens de 4 minutos para apenas 2 minutos, neste trecho.

Cabral fez o anúncio ao assinar, na cidade de Changchum, junto com o presidente do Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, contrato com a empresa CNR (Changchum Railway Vehicles) para a compra de 19 trens (114 carros), que aumentarão a frota em 63%. Segundo o governador, o primeiro trem dessa leva começará a operar no Rio em novembro de 2010, enquanto os demais chegarão ao longo de 2011. Todos os novos carros serão usados na Linha 2 (Pavuna-Estácio), ampliando a capacidade de atendimento para mais 250 mil passageiros por dia.

- Esse contrato representa mais conforto para a população, porque são trens com ar condicionado, de alta qualidade. E, dentro desse contexto, a Linha 1A será inaugurada em dezembro, como um presente de Natal. Ela vai acabar com o martírio daqueles que usam a Linha 2 e que são hoje obrigados a fazer o transbordo na estação Estácio. Portanto, essa assinatura se reveste de uma importância enorme para o transporte de massa do Rio - disse Cabral.

O Governo encomendou na China mais de R$ 500 milhões em novos trens para o estado, sejam para o Metrô Rio ou para a Supervia. Ao lado do governador, José Gustavo ressaltou a economia de tempo para os usuários com a Linha 1A e os novos trens para a Linha 2.

- Quem mora na Pavuna e quer chegar ao centro da cidade demora hoje 50 minutos, porque tem que fazer transbordo em Estácio, o que é extremamente complicado. Com esses investimentos, serão economizados 13 minutos na mesma viagem, que poderá ser feita em 37 minutos - afirmou.

Os 19 trens comprados são resultado da renovação, pelo Governo, da concessão ao Metrô Rio, ocorrida no fim de 2007, quando a concessionária assumiu parte dos investimentos que anteriormente eram de obrigação do estado. Segundo a gerente de Relações Institucionais e Governamentais da empresa, Rosa Cassar, a aquisição dessas composições e a obra da Linha 1A permitirão dobrar o número de passageiros, passando de 550 mil por dia para mais de 1,1 milhão.

Nesta terça-feira (30/6), o governador Sérgio Cabral será homenageado na Assembleia Popular Nacional, o parlamento chinês, com as presenças dos vice-ministros de Transportes e de Comércio Exterior. Durante a cerimônia, ocorrerá a assinatura do contrato para a entrega de 30 trens (120 carros), desta vez para repasse à Supervia. Todos os carros terão ar condicionado, visando à modernização do sistema ferroviário metropolitano. O presidente da Supervia, Amin Murad, está na comitiva para firmar o compromisso junto a Cabral.

O governador está na China em missão governamental e empresarial, entre 29 de junho e 4 de julho, para atrair novos investimentos ao Estado do Rio. Sua agenda inclui encontros com presidentes de empresas e banqueiros, além de políticos. A delegação é composta pelos secretários Joaquim Levy (Fazenda), Júlio Bueno (Desenvolvimento Econômico), Júlio Lopes (Transportes) e Marilene Ramos (Ambiente). Empresários da Firjan também integram a comitiva. A China tem uma enorme reserva financeira e está em busca de projetos e locais seguros para investir.

Nenhum comentário: