sexta-feira, 19 de junho de 2009

Estado promove 1ª etapa de vacinação contra poliomielite

Créditos à Secretaria de Saúde e Defesa Civil

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil promove, neste sábado (19/6), a primeira etapa da Campanha Nacional de Multivacinação, do Ministério da Saúde. Serão distribuídas 1,9 milhão de doses da vacina Sabin (contra a poliomielite). A meta é imunizar cerca de 1,13 milhão de crianças de 0 a 5 anos em todo o estado (95% do total desta faixa etária). Nesta etapa, estarão envolvidas 20 mil pessoas, que atuarão nos 3.500 postos fixos e móveis que serão montados nos 92 municípios fluminenses.

A responsável pela Gerência de Doenças Imunopreviníveis, Andréa Ayres, lembra que os pais devem levar as cadernetas de vacinação dos filhos.

– Os profissionais de saúde verificarão a necessidade de aplicar outras vacinas, como DTP (difteria, tétano e coqueluche), tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus Influenzae b – HIB), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), hepatite B e vacina oral contra rotavírus - comenta Andréa.

Os postos de vacinação permanecerão abertos das 8h às 17h. A vacina contra poliomielite não tem contra-indicações. No entanto, as crianças com problemas imunológicos e submetidas a transplante de medula óssea devem ser orientadas para a vacinação nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie).

Em 2008, o estado superou a meta de cobertura vacinal contra a poliomielite estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em 80% dos municípios fluminenses, a cobertura vacinal foi de 95% (a meta era atingir 90%).

O último caso de paralisia infantil registrado no país ocorreu no município de Souza, na Paraíba, em 1989. No Estado do Rio, foi em 1987, no bairro de Santa Cruz, na capital.

Nenhum comentário: