sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pezão participa de encontro de secretários de Planejamento

Créditos à Marcelle Colbert, do Núcleo Intranet

“Os Investimentos Futuros para o Brasil”. Esse é o tema principal da 38ª edição do Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), que acontece até a próxima sexta-feira (19/6) no Hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana. A meta do encontro é aprimorar e modernizar a gestão pública. A cerimônia de abertura do evento foi realizada na manhã de hoje pelo governador em exercício Luiz Fernando Pezão e o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.

Durante dois dias, o Rio de Janeiro promoverá palestras e debates sobre experiências nacionais e internacionais que auxiliarão nos trabalhos desenvolvidos pelas secretarias de Planejamento de todos os estados brasileiros. Organizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio, o fórum coloca em discussão a importância do planejamento para o sucesso de um governo. Atualmente, o Conseplan vem trabalhando na criação e execução de estratégias e ações voltadas para o desenvolvimento nacional.

- O encontro de secretários é de extrema importância para a Administração Pública. Nesses dois anos e cinco meses, o governo estadual investiu muito em gestão e planejamento e já começou a colher os frutos. Hoje, o Rio de Janeiro é um Estado que voltou a acessar linhas de financiamento internacional e possui uma série de empréstimos sendo liberados. Isso é fruto da gestão. O governo abriu uma capacidade de investimento de R$ 1,5 bilhão no ano de 2007 – declarou Luiz Fernando Pezão.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, Sérgio Ruy Barbosa, o governo está passando por uma revolução em termos de gestão pública e sediar um evento desse porte ajuda a fixar as conquistas da administração estadual. No encontro, os secretários planejarão a agenda futura de investimentos estruturantes para o Brasil e os estados.

- Há um ano e meio, o Rio também sediou o Conselho Nacional de Secretários de Administração. Ter o Fórum de Secretários Estaduais do Planejamento na cidade é um orgulho, já que a agenda do encontro inclui a discussão de dois aspectos da área de planejamento: o reforço da qualificação das organizações e equipes dos estados e a agenda pós-PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) - explicou.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, iniciou às atividades do Fórum de Secretários com uma palestra sobre a crise econômica mundial e as ações que o governo federal está realizando para combater seus efeitos. Segundo o ministro, o PAC ajudou a preparar o Brasil para enfrentar a crise internacional.

- Quando a crise agravou, nós aprofundamos a ação do Estado e adotamos políticas anti-típicas em sintonia com o PAC. A primeira decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi não parar com a política do projeto. Com o programa, o país terá oportunidade de sair mais rápido da crise. Já há sinais de recuperação e, em 2010, o Brasil voltará a crescer rapidamente. O investimento público está em aceleração - afirmou Paulo Bernardo.

A consulesa comercial do Rio de Janeiro para o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Camille Richardson, encerrou a manhã de palestras e debates com uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pelas agências americanas de Comércio e Desenvolvimento (US Trade and Development Agency ou “USTDA”), de Investimentos Privados no Estrangeiro (OPIC), e de Exportações e Produtos americanos (EXIMBANK).

À tarde, o professor da Fundação Getúlio Vargas José César Castanhar ministrará palestra sobre investimentos. Logo depois, Sérgio Ruy Barbosa discutirá o tema “Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza”. A programação desta quinta-feira (18/6) será encerrada, às 18h30, com apresentação do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, sobre Carteira de Investimentos Futuros.

O representante do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), Júlio Cesar Maya; o secretário do Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Afonso Almeida; e o presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Carlos Ivan Simonsen Leal, participaram da solenidade de abertura do fórum.

Entrega de prêmio

A pedido do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, o governador em exercício Luiz Fernando Pezão entregou ao estudante Bento Antunes de Andrade menção honrosa do Prêmio Dest de Monografia sobre Empresas Estatais, do governo federal. O mestrando em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) escreveu o trabalho “O papel do BNDES: críticas ao crédito e ao FAT”.

Programação

Sexta-feira - 19 de junho

9h - Apresentação da Unesco Palestrante: Guilherme Canela Godoi, representante da Unesco

9h40 - Plano de Desenvolvimento do Nordeste

Palestrante: Guilherme Rebouças, diretor da Sudene

10h10 - Debate

10h30 - Trabalho Social nas Obras do PAC do Rio de Janeiro

Palestrante: Márcio Calvão, representante da Agência 21

11h - Palestra do presidente do BNDES, Luciano Coutinho

11h30 - Debate e Coffee Break

12h - Agenda para o Desenvolvimento

Grupo de Trabalho do CONSEPLAN – RJ, GO e AL

13h - Debate e Deliberações do CONSEPLAN

14h - Almoço no Hotel Pestana

Nenhum comentário: