segunda-feira, 1 de junho de 2009

Estado inicia reforma de conjunto habitacional no Jardim Botânico

Créditos à Guedes de Freitas

Falando em nome do governador Sérgio Cabral, a quem representava, o secretário de Habitação, Leonardo Picciani, garantiu que o governo do estado vai inaugurar dentro de quatro meses a reforma do Conjunto Dona Castorina, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. Este é o prazo estipulado para reformar os 21 blocos e 252 unidades habitacionais do conjunto. A ordem para começar os serviços foi dada na manhã desta segunda-feira pelo secretrário.

Ao custo de R$ 227 mil, a Companhia Estadual de Habitação (Cehab) vai recuperar os telhados e caixas d´água, rever e restaurar as instalações hidráulicas e elétricas e a rede de esgoto e pintar as fachadas, com as cores que a comunidade escolher.

– É um detalhe que mostra o desejo do governo do estado em avançar, cada vez mais, na interação com o cidadão do Estado do Rio de Janeiro. O dinheiro que o Estado vai gastar aqui será, em minha opinião, muito bem investido, porque será feito para a qualidade de vida e dignidade do cidadão – sintetizou o secretário.

A obra faz parte do Programa de Reformas de Conjuntos Habitacionais do governo do estado, que prevê investimentos de R$ 35 milhões este ano, beneficiando 20 mil residências. O plano é reformar 26 conjuntos até dezembro.

Já estão em obras os conjuntos Vilar Artur Rios, em Campo Grande, Água Branca, em Realengo, e Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio; IAPC de Quintino e Engenheiro Heyder de Moraes Rêgo, em Pilares, na Zona Norte carioca; Pio XII, em Botafogo, Zona Sul do Rio; Adélia Martins, em São Gonçalo; e Nossa Senhora de Lujan, em Três Rios, na Região Centro-Sul Fluminense, o primeiro do interior do estado.

Além dos já licitados e com obras em andamento, outros conjuntos serão reformados este ano: Fazenda Botafogo e Parque Nova Cidade, em Acari, Vilage Pavuna, na Pavuna, D. Pedro I, em Realengo, Engenho da Rainha, no bairro do mesmo nome, Getúlio Vargas, em Guadalupe, IAPI, na Penha, e Soldado Elias, em Cascadura, todos na capital do estado; Saldanha da Gama e Delfim F. Pacheco, em Niterói; Rua da Matriz, Todo Azul e Bandeirantes, em São João de Meriti; Vila Lage II, em São Gonçalo; Dr. Thouzet, em Petrópolis; e Demerval B. Moreira e Vila Amélia I e II, Nova Friburgo.

Além de reformar conjuntos existentes, a Secretaria de Habitação viabiliza terrenos para construção de novas residências populares no estado, com o objetivo de erguer 100 mil casas até o fim de 2010, diminuindo o déficit habitacional em território fluminense, hoje em 660 mil unidades. Além de construções com recursos próprios e de outras fontes, a maioria será feita com dinheiro do programa federal Minha Casa, Minha Vida. Cabe ao governo do estado doar os terrenos e construir as unidades habitacionais.

Depois do terreno em Barros Filho, na Zona Norte, o governo estadual vai doar agora mais dois, um em Urucânia, na Zona Oeste, e outro em Costa Barros, na Zona Norte. O primeiro deve ter 300 casas e o segundo entre 1,4 e 1,5 mil unidades.

- O governador foi uma das pessoas que mais participaram na preparação deste programa federal de habitação, o primeiro grande programa depois da falência do antigo BNH (Banco Nacional de Habitação) há mais de 25 anos - ressaltou Leonardo Picciani.

Estiveram presentes o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, o subsecretário de Habitação, Bruno Feitosa, o presidente da Cehab, Luiz Armando de Matos, a síndica do conjunto, Luisa Barcelos, entre outros.

Nenhum comentário: