quinta-feira, 4 de junho de 2009

Alunos aldeenses mergulham no projeto “Caminhos de Darwin”

Créditos ao site da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia

Derrubando fronteiras como o tempo, alunos das unidades escolares de São Pedro da Aldeia mergulham no projeto “Caminhos de Darwin” e buscam novos conhecimentos sobre o naturalista criador da Teoria da Evolução das Espécies, que, em 2009, completa 150 anos de sua publicação. Em grupos alternados, os estudantes de oito escolas municipais, do 2º segmento, visitam a exposição Darwin Now, no Museu Arqueológico de Araruama.

Encantados com o que viram os alunos da escola municipalizada Paineira aproveitaram para descobrir curiosidades sobre o cientista britânico, no dia 02/06. Raquel Silva, de 13 anos e aluna do oitavo ano, falou que o que mais lhe chamou a atenção foi a parte da genética. “Não sabia que Darwin também tinha sido um dos primeiros a formular sobre o DNA”.

Já Maicon Oliveira, de 15 anos, adorou a parte da exposição referente aos animais. “Uma das partes mais atraentes foi a árvore da evolução das Espécies”, declarou o aluno.

Monitorados por estagiários do curso técnico de Turismo da Politécnica, que receberam treinamento especifico sobre o material, a exposição Darwin Now é britânica, projeto do British Council que celebra o impacto permanente das idéias de Charles Darwin sobre evolução nas nossas vidas e a contribuição dos seus trabalhos para a compreensão do mundo natural.

Ao chegarem ao museu, os alunos são levados para o espaço de informática para interagirem com o programa sobre a vida de Darwin e, depois, fazem uma viagem pelos diversos painéis expostos nos salões do museu.

A professora de Ciência Marciele Pereira destacou a importância de projetos como esse para valorizar a busca do conhecimento de forma interativa. Já a professora de História Rosa Domingues destacou a melhora no aproveitamento dos alunos envolvidos em projetos educacionais. “Constantemente, buscamos a participação ativa do aluno. Nesse momento, estamos coletando materiais para realizar uma exposição de fotos”, destacou Rosa, acrescentando que os alunos produzirão um relatório sobre sua visão da exposição Darwin Now.

Exposta desde o dia 22 de maio, além dos alunos da escola municipalizada Paineira, outras duas escolas municipais, Francisco Paes de Carvalho e Luiza Terra de Andrade, também já levaram seus alunos à exposição. Segundo a dinamizadora do projeto Caminhos de Darwin em São Pedro da Aldeia as outras unidades escolares do 2º segmento também irão prestigiar a exposição.

Além de São Pedro da Aldeia, cerca de 1000 pessoas de diversos municípios como Araruama, Arraial do Cabo e Rio Bonito já apreciaram a exposição que ficará até o dia 07 de junho, no Museu Arqueológico de Araruama.

A exposição Darwin Now

A exposição explora a vida de Charles Darwin, como surgiu sua teoria inovadora, e a forma como suas idéias ainda são relevantes nos dias atuais. Ela destaca também as reações contemporâneas às teorias de Darwin sobre evolução e como avanços em diversas áreas como geologia e economia influenciaram os pensamentos dele.

A Exposição Darwin Now explora ainda a importância da teoria da evolução para o mundo atual e a ciência moderna, e destaca o trabalho de vários pesquisadores do Reino Unido, que estão contestando os limites da ciência evolucionista.

Darwin Now foi inaugurada na Coréia e em Hong Kong em Novembro de 2008, e será exibida em mais de 25 países em todo o mundo em 2009.

A Exposição Darwin Now é uma ferramenta interativa e tem associado a ela recursos educacionais, incluindo instruções para experimentos práticos, atividades artísticas e sugestões para encenação e debates filosóficos.

A exposição foi escrita por Jon Turney, projetada por Arka Design Studio e traduzida para diversas línguas, incluindo, o português.

Se você não puder visitar a exibição pessoalmente, pode ver a versão online, ou fazer o download da brochura da exibição.

O Legado de Darwin

Charles Darwin foi um dos maiores cientistas do mundo de todos os tempos, o pai da Teoria Evolucionária. Suas descobertas sobre a evolução têm transformado nosso entendimento sobre o mundo natural e o nosso lugar dentro dele.

O ano de 2009 marca o bicentenário do nascimento de Darwin e os 150 anos da publicação do seu livro A origem das Espécies através da Seleção Natural, que primeiro descreveu a evolução biológica, por meio da seleção natural.

Segundo Darwin, as espécies se adaptavam ao seu ambiente com o tempo e que os humanos são, dessa forma, descendentes de espécies anteriores. Hoje, o ensino da biologia moderna e muitos aspectos da medicina contemporânea são encontradas em sua teoria da evolução. Essas idéias tiveram uma forte influência em outras áreas acadêmicas, incluindo história, teologia, literatura, psicologia, filosofia e sociologia. Certamente, muitas das questões que ele levantou, um século e meio atrás, são provavelmente as mesmas a serem discutidas e debatidas hoje, como foram antes.

Nenhum comentário: