segunda-feira, 22 de junho de 2009

Estado dá início às obras da ETE de São Gonçalo

Créditos à Elianah Jorge e Ascom da Nova Cedae

O governador Sérgio Cabral deu início, na manhã desta segunda-feira (22/6), às obras para conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Gonçalo, que vai favorecer o abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. Durante o evento, Cabral anunciou outros investimentos na região, uma das mais carentes do estado.

O projeto, que integra o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG), beneficiará 500 mil moradores do município e também vai ao encontro dos compromissos do país junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para a escolha da cidade do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Com a conclusão das obras, a estação, que foi construída há mais de 10 anos e não operava de forma adequada, fará o tratamento secundário em mil litros de esgotos por segundo, retirando cerca de 96% da carga orgânica do efluente lançado na Baía de Guanabara. O objetivo é alcançar a capacidade projetada de tratamento de um volume diário de 86 milhões de litros de esgotos por dia.

- Só esta estação, cujas obras estão começando hoje, será responsável pelo tratamento de 30% do esgoto gerado em São Gonçalo. Isto é fruto de muito trabalho e da parceria com o governo federal - afirmou Cabral.

Nas reformas e melhorias da Estação de São Gonçalo serão aplicados recursos de cerca de R$ 13 milhões, atendendo a 300 mil moradores dos bairros de Boa Vista, Boaçu, Porto da Pedra, Rosane, Brasilândia, Porto Novo e Porto do Rosa.

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, também ressaltou a união entre os governos do Estado e Federal na condução das obras de saneamento básico que estão levando mais saúde à população fluminense e melhorando o meio ambiente.

- A Cedae está captando dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento e está multiplicando esses recursos em diversas obras. O evento de hoje é um exemplo do compromisso do Governo do Estado e da Companhia com a saúde e o meio ambiente - ressaltou Fortes.

O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, destacou o grande momento vivido pela Cedae.

- Este é um novo momento da Cedae. Depois de 15 anos, a empresa voltou a acessar fontes de recursos federais. Com isso, estamos fomentando a geração de emprego e renda e investindo na saúde do povo fluminense - comemorou o vice-governador.

Futuros investimentos

Na mesma solenidade, Cabral anunciou outros investimentos no município de São Gonçalo para atender aos anseios dos moradores que sofrem com a carência de recursos na região. O Piscinão de São Gonçalo está entre os programas contemplados pela administração estadual, que irá, em parceria com a Petrobras, revitalizar a área de lazer.

De acordo com Cabral, São Gonçalo deixará para trás a fase de ostracismo.

- Esta era vai acabar - disse o governador, referindo-se às duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) que serão instaladas na região, além do metrô – “antigo sonho dos gonçalenses” – que vai ter estações em Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.

- Esta obra de R$ 30 milhões significa a busca do tempo perdido - afirmou o governador.

Também estiveram presentes ao evento a secretária do Ambiente, Marilene Ramos, a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, entre outras autoridades.

Nenhum comentário: