segunda-feira, 22 de junho de 2009

Niterói ganha novo Jardim São João

Créditos à Subsecretaria de comunicação Social

Falta de segurança, moradores de rua, muita sujeira, árvores mal cuidadas, desordem urbana e, para culminar, queda nas vendas do comércio local. Durante muito tempo, esse foi o quadro apresentado em uma das mais antigas praças de Niterói, o Jardim São João, localizada no centro da cidade. No final de 2007, a prefeitura, por meio do projeto Viva Centro, decidiu mudar definitivamente este cenário e, em iniciativa conjunta com empresários, instituições e parceiros, organizou o Polo Comercial Jardim São João, dentro da metodologia Unir e Vencer e com a revitalização urbana da região.

Os frutos já estão sendo colhidos e, na manhã da próxima quarta, a praça será reinaugurada pela Prefeitura de Niterói.

Em 2008, sob a coordenação do Sebrae/RJ, empresas e instituições elaboraram um planejamento estratégico para o polo, que beneficia diretamente quatro mil moradores do entorno da praça e 20 empresas, além de 40 moradores que fazem parte do programa semanal Ginástica no Jardim, com um professor da Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

O término do projeto está previsto para dezembro de 2011, mas, antes disso, ainda serão desenvolvidos quatro focos estratégicos: melhoria interna das lojas e da infraestrutura urbana, capacitação, gestão empresarial e marketing. O objetivo foi traçar um plano de ação para promover o desenvolvimento empresarial e alavancar as vendas do comércio na região.

A primeira grande conquista é a conclusão das obras do Jardim São João – principal construção do local – que agora conta com um anfiteatro, pista de corrida, brinquedos e projeto paisagístico.

Para o planejamento urbano, também estão previstos mudanças no trânsito, alterações nos locais de carga e descarga, remanejamento de vagas usadas pelos caminhões e melhoria no fluxo de veículos. As mudanças não se restringirão ao Jardim. No comércio, o objetivo é fortalecer as empresas e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do território.

Para isso, as lojas terão de se adequar, buscando melhorias internas, capacitação empresarial para atender melhor ao público e ações de marketing - tudo isso com o auxílio do Sebrae/RJ.

No último 30 de março, o projeto foi inserido oficialmente na metodologia de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), adotada pelo Sebrae para garantir maior eficiência e transparência na gestão de projetos. No contrato, as universidades Cândido Mendes e Salgado de Oliveira, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói são parceiros do Sebrae/RJ na iniciativa.

Já em maio, a contratação de consultor para elaboração de Plano de Marketing para o Polo Comercial Jardim São João foi viabilizada pelo Sebrae/RJ. E, em parceria com Sindilojas, Ucam e Universo, a entidade realiza pesquisas de campo na região para levantamento empresarial, iconográfico e de hábitos do consumidor.

O Sebrae organiza, ainda, diversas outras ações, entre elas, eventos, visitas técnicas, consultoria para melhorar o composto de vendas em 14 empresas, além de auxiliar na criação de uma identidade visual do polo.

Articular e mobilizar empresários do comércio varejista de bens e serviços para discutir e apontar soluções para aumentar a competitividade do segmento. Esse é o principal objetivo da metodologia Unir e Vencer, desenvolvida em parceria entre Sebrae/RJ, Senac-Rio e comunidade empresarial. Entre elas, estão atividades culturais, educativas e ações do poder público, para atrair mais pessoas e contribuir para o crescimento econômico e o desenvolvimento local.

O projeto atua junto a empresas de diversos setores, como gastronomia, lazer, turismo, confecções, materiais de construção e outros, com foco na melhoria dos aspectos mercadológicos, de gestão e tecnológico. Profissionais de diferentes ramos (empresários, gerentes e outros) recebem acompanhamento e apoio para melhor desempenhar suas atividades.

O Unir e Vencer – desenvolvido em centros especializados e aglomerados comerciais do estado – foi concebido para ser operacionalizado em duas etapas: uma, de mobilização e estruturação, que é voltada a sensibilizar os empresários para a importância do planejamento participativo; a outra, de desenvolvimento, oferece aos empresários suporte na forma de programas de capacitação ou por meio do acompanhamento de especialistas para implementar as ações definidas na fase de planejamento.

Com base em um plano de ação construído pelos próprios empresários de maneira participativa, os envolvidos são encorajados a implementar soluções, com suporte na forma de consultorias, cursos ou seminários, destinados a elevar sua competitividade e garantir o incremento nas suas vendas.

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