segunda-feira, 22 de junho de 2009

Governo do Estado vai atrair empresas para entorno do Comperj

Créditos à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços

Maquete da Comperj

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, participou nesta segunda-feira (22/6) da abertura do seminário Comperj – Benefícios e Desafios Socioambientais, em Itaboraí. No evento, promovido pelo jornal O Dia em parceria com a Petrobras e que contou com a participação de cerca de 150 pessoas, Bueno classificou o empreendimento, de US$ 8,5 bilhões, como o mais importante em implantação no Rio. O secretário disse que o Governo do Estado está empenhado em reduzir impactos negativos e maximizar os positivos, como atração de empresas geradoras de emprego para o entorno do complexo petroquímico.

Entre as medidas adotadas pelo Governo do Estado está a criação de um grupo especial que acompanha e participa do processo de implantação do Comperj, ajudando a planejar a instalação e reduzindo previamente possíveis impactos socioambientais negativos. No que diz respeito à atração de empresas da terceira geração petroquímica (setor plástico), o governo prevê concessão de incentivos tributários e financiamento pela Investe Rio, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e que tem hoje R$ 1 bilhão para emprestar a micro, pequenas e médias empresas.

- O Comperj é um marco. Essa região será uma antes e outra depois do complexo. Por isso, estamos empenhados em atrair empresas de terceira geração para o seu entorno, pois são as grandes geradoras de emprego e renda – explicou Bueno, lembrando que grandes empreendimentos do passado, como a indústria do petróleo em Macaé, trouxeram problemas às cidades onde estão instalados porque não houve a preocupação com os impactos socioambientais que hoje existe com o Comperj.

Na mesma linha, o prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, disse que os governos e a Petrobras “têm a obrigação de dar sustentabilidade ao projeto para não comprometer futuramente a qualidade de vida”. Já o ministro do Meio Ambiente, Calos Minc, em vídeo, declarou que o Comperj é um marco também no que se refere à preservação do meio ambiente e que trará benefícios locais, como o aumento da oferta de água potável na região e preservação de manguezais.

Nenhum comentário: