terça-feira, 16 de junho de 2009

Estado compra 5,5 mil computadores para alunos da rede pública de Piraí

Créditos à Elianah Jorge

A cidade fluminense de Piraí, na região do Médio Paraíba, formalizou na manhã de hoje (16/06) a compra de 5.500 unidades de Classmate PC (computador portátil desenvolvido para complementar a educação escolar) para atender a todos os alunos matriculados nas 21 escolas da rede pública do município. O governador em exercício, Luiz Fernando de Souza Pezão, que já foi prefeito daquela cidade, participou da cerimônia que anunciou a aquisição dos PCs, com tecnologia Intel, financiada pelo Governo do Estado.

Com a entrega dos PCs, Piraí passa a ser a primeira cidade em todo o mundo a adotar a computação um por um em toda a rede municipal de ensino. O município vem ganhando reconhecimento graças à inovação tecnológica e pelas políticas públicas voltadas para a educação, sobretudo pelo ambicioso programa Piraí Digital.

Pezão falou da amplitude do projeto, que visa alavancar a capacitação de crianças e adolescentes e elevar os índices educacionais do município:

- São 6.100 crianças que serão beneficiadas. O Tutuca (atual prefeito) deu continuidade a este projeto. Nós ganhamos do Governo Federal 400 laptops. A prefeitura comprou mais 250. Agora o governador Sérgio Cabral deu este presente para a cidade ao doar, com R$ 4 milhões, mais 5.500 laptops. É uma grande conquista para a cidade e eu tenho a certeza de que isto servirá de laboratório para nós - disse o governador em exercício.

A entrega dos PCs adquiridos na cerimônia de hoje será feita pelo presidente Lula, em agosto deste ano, na cidade de Piraí.

O prefeito Tutuca acredita que, com a experiência realizada em esfera micro, a inovação tende a se espalhar por diversas cidades:

- Temos a necessidade de capacitar professores para que eles possam orientar os alunos a agregar mais conteúdo às aulas. O município é a base de tudo - aposta Tutuca.

A experiência de um computador por aluno começou no Ciep Professora Rosa da Conceição Guedes, em Arrozal (distrito de Piraí) e teve resultado positivo. A evasão escolar na unidade caiu e o número de alunos passou de 400 para 600.

- Motivar o aluno é o mais importante e não há ferramenta que desperte mais o interesse que a internet - afirmou Pezão.

Os computadores Classmate TC custaram R$ 700 cada um. Pezão aposta em uma redução ainda maior no preço do equipamento. Oscar Clarke, presidente da Intel Brasil, destaca a importância social da medida:

- Isso é o embrião de um ciclo virtuoso de geração de riqueza. Tudo começa por aí, com a adesão da tecnologia na sala de aula, assim vamos conseguir incluir as nossas crianças na sociedade do conhecimento - destacou Clarke.

Nenhum comentário: