sexta-feira, 19 de junho de 2009

Escola de Artes Visuais retém o uso do Parque Lage por mais 20 anos

Créditos à SEC-RJ

Parque Lage

A cessão de uso - pelo Governo Federal ao Governo do Estado - por vinte anos (prorrogáveis por igual período) do Palacete dos Lage – que abriga a Escola de Artes Visuais (EAV), instituição da Secretaria de Estado de Cultura - será oficializada às 15h deste sábado, 20 de junho. Participam da cerimônia o Governador Sérgio Cabral, a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a Secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, e o Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Rômulo Mello.

A partir desta data, o Parque Lage – que abriga o Palacete onde a escola já funciona há 34 anos – ficará sob a co-gestão da EAV e do Instituto Chico Mendes, entidade vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

- Isso significa que os artistas e o meio ambiente trabalham, agora, de mãos dadas – pelo desenvolvimento e o fortalecimento das artes e pela preservação do verde do Parque Lage, celebra a Secretária Adriana Rattes.

- É uma parceria que já vem sendo desenvolvida há anos e que agora finca seus alicerces, disse.

Reflexo imediato disso é o projeto - em curso - de revitalização da área verde do Parque Lage, uma colaboração do Parque Nacional da Tijuca com a Escola de Artes Visuais e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro – com assessoria técnica da Marinha do Brasil e da Comlurb.

A parceria começa num momento especialmente significativo, junto com a abertura da exposição Jardim da Oposição, que recupera obras e documentos que narram o próprio nascimento da EAV, em plena efervescência cultural dos anos 70.

Além disso, a cerimônia de cessão acontece às vésperas do início da primeira grande reforma do Palacete, um trabalho que englobará salas de aula, Salão Nobre, biblioteca, cafeteria, terraço e Cavalariças.

- O atual governo está investindo fortemente na escola, explica a diretora da EAV, Claudia Saldanha. E acrescenta:

- O que possibilita a criação de um programa gratuito para estudantes. Nosso projeto é transformar, cada vez mais, a instituição em um centro de ensino.

O Parque Lage possui uma área com mais de 52 hectares, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1957, e, um ano mais tarde, incorporado ao patrimônio da União - quando passou a ser administrado pelo Ibama. Desde 1966, funciona no parque a Escola de Artes Visuais, criada pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Após a incorporação ao patrimônio público, um decreto presidencial permitiu que a escola continuasse a ocupar o prédio principal e os jardins.

Nenhum comentário: