sexta-feira, 26 de junho de 2009

Dona Marta terá estátua de Michael Jackson

Créditos à EMOP-RJ e a RJTV

O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, vai homenagear o cantor norte-americano Michael Jackson, que morreu de enfarto, ontem, em Los Angeles, dando o nome do artista à laje onde gravou, em 1996, o clipe They don´t care about us. No lugar, também será colocada uma escultura do rei da música pop mundial que a Secretaria estadual vai mandar fazer.

A informação foi anunciada, nesta sexta-feira, pelo governador Sérgio Cabral, durante inauguração do projeto Orla Digital, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, em Ipanema e Leblon. Segundo Cabral, a gravação do clipe ocorreu numa época em que a comunidade em Botafogo era dominada por traficantes.

– Vamos homenagear o Michael Jackson, um ídolo da minha geração, com um espaço no Dona Marta. Aquele espaço ficou conhecido como o espaço do Michael Jackson. Vamos fazer ali uma imagem do Michael Jackson, uma escultura bonita para marcar esta passagem. Ontem, por exemplo, fiquei impressionado com o número de vezes que vários sites do mundo inteiro reproduziram o clipe dele no Dona Marta – enfatizou.



Na próxima segunda-feira, dia 29, será publicado no Diário Oficial do Estado decreto do governador criando o espaço de relevância cultural.

Além da recuperação urbanística da laje, que fará parte das intervenções que estão sendo realizadas no Dona Marta pela Secretaria de Obras, através da EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), e que está mudando a cara dessa primeira comunidade pacificada pelo Governo do Estado, o local ganhará ainda uma estátua do artista, simulando uma das cenas gravadas por Michael Jackson no local.

O Dona Marta tem se tornado uma área de forte interesse turístico, e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer está preparando em conjunto com a Associação de Moradores do local o lançamento de um roteiro de visitação turística, percorrendo diversos pontos, incluindo o novo Espaço Michael Jackson.

A implantação do Plano Inclinado, com cinco estações, facilitou o trajeto da base até o alto do morro. A visitação vai estimular a divulgação e o funcionamento de organizações locais, como a cooperativa de costureiras Costurando Ideias, que já tem seus produtos sendo vendidos para fora do Brasil.

O objetivo é utilizar como guias os moradores da própria comunidade. No próximo mês de outubro, o Dona Marta vai estar em evidência mais uma vez. Um grande evento, promovido pela Red Bull, utilizará as escadarias e vielas do Dona Marta. Será o “Desafio no Morro”, um Down Hill, que terá a participação de atletas nacionais e internacionais de ciclismo de aventura com obstáculos, que será transmitido para diversos países.

DECRETO - Segundo o decreto que será publicado segunda-feira, considerando a importância da laje para o moradores; a repercussão do videoclipe e a visibilidade que o mesmo trouxe para a cidade, e ser esta uma oportunidade para prestar uma homenagem póstuma a um dos maiores cantores pops da atualidade, fica designado como “Espaço Michael Jackson” a laje onde foi realizada a gravação do videoclipe do cantor no Morro Dona Marta de forma a torná-lo um marco eterno de sua passagem por aquele local.

De acordo com o Decreto, caberá à Secretaria de Estado de Obras providenciar a recuperação do local, realizando obras necessárias e a respectiva manutenção, bem como articulação com a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, a colocação de uma estátua do cantor simulando uma das coreografias realizadas no clip gravado no local.

Por Guedes de Freitas e Ascom da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer

Nenhum comentário: