quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cultura abre amanhã o I Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

Créditos à SEC-RJ

Museu da Imagem e do Som

DIVERSIDADE, INTEGRAÇÃO E TECNOLOGIA

Esses conceitos pontuarão o “I Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som – MIS em Rede”, que será realizado entre os dias 24 e 26 de junho, no Rio

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro será o anfitrião da primeira edição do “Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som – MIS em Rede”, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de junho, no South American Hotel, em Copacabana. Com o objetivo de estreitar laços e registrar informações em tempo real entre os museus audiovisuais de todo o País, o MIS-RJ, grande idealizador do projeto e pioneiro nessa área, comandará uma programação acadêmica de porte, na qual serão discutidos temas como a implantação de uma rede nacional de cooperação técnica, capaz de conceber um ambiente virtual para a difusão, preservação e para o acesso aos acervos das respectivas instituições.

Os interessados devem acessar o site www.mis.rj.gov.br e preencher a ficha de inscrição. Assim que for preenchida, favor encaminhá-la pelo FAX (21) 2332-9520 ou para o e-mail forumredemis@gmail.com, assim como o comprovante de pagamento. Entre os convidados, estão os conferencistas Howard Besser, dos Estados Unidos, e os brasileiros Sílvia Gandelman e Millard Schisller, especializados em mídias digitais e novas tecnologias. Entre os assuntos a serem abordados durante o fórum estão a modernização no que diz respeito à preservação dos acervos, a criação de um banco de dados e a democratização do acesso aos conteúdos de domínio público na Internet. Além disso, será discutida a implantação da página virtual “MIS em Rede”, portal formado pelas páginas próprias dos mais diversos MIS, onde todos possam se tornar parceiros e trocar informações diversas de caráter técnico.

O projeto contará, ainda, com debates, grupos de trabalho, palestras e mesas-redondas (com tradução simultânea), objetivando criar uma rede nacional de cooperação técnica entre todos os MIS brasileiros que facilite a troca e a sistematização de informações, discutir e estabelecer conceitos jurídico-administrativos e criar normas para a preservação e divulgação de acervos digitais audiovisuais. Durante o “I Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som – MIS em Rede” também haverá a exibição de vídeos referentes ao tema do encontro, bem como o agendamento de visitas às duas sedes do MIS-RJ, na Lapa e na Praça XV. O evento é voltado para dirigentes, corpo técnico e operacional dos museus da imagem e do som de todo o Brasil, assim como estudantes de áreas comuns e instituições museológicas do Rio de Janeiro.

Conferencistas

Howard Besser (EUA) – Professor norte-americano de Estudos Cinema e diretor da Universidade de Nova York e Cientista Sênior de sua Biblioteca Digital. Seus atuais projetos de pesquisa envolvem preservação e acesso digital.

Millard Schisller (Brasil) – Professor brasileiro, especialista em imagem digital, ex-professor do Rochester Institute of Technology (EUA), considerada uma das mais conceituadas escolas de fotografia do mundo. Atualmente, reside em São Paulo e presta assessoria para várias instituições.

Sílvia Gandelman (Brasil) – Especialista carioca em direitos autorais, com vasta experiência em novas tecnologias e acervos digitais.

Programação 1º dia

24 de junho

9h às 10h RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO

Confirmação e/ou inscrição no GT, Oficina e Visita Institucional.

10h às 11h ABERTURA

José do Nascimento, Presidente do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/MinC.

Adriana Rattes, Secretária de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Rosa Maria Araujo, Presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som -FMIS-RJ

11h às 12h30 CONFERÊNCIA: “O que mudou na preservação – o dilema digital”.

Millard Schisller, Coordenador de Conservação da Cinemateca Brasileira/SP.

Debatedor: Adriana Cox Hóllos, CONARQ / Arquivo Nacional-RJ.

Coordenação: Ana de Holanda, Vice-Presidente do MIS-RJ.

12h30 às 14h Almoço

14h às 16h MESA REDONDA: "Coleções de imagem e de som em suporte digital nos MIS”.

Coordenação: Paulo Knauss, Diretor Geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

MIS-CE - Michel Platini, Diretor Técnico.

MIS-SP - Marcelo Bressanin, Gerente Técnico.

MIS-RJ - Roberta Zanata, Responsável pelo acervo iconográfico.

MIS-MS - Rafael Maldonado, Coordenador.

MIS-GO - Stela Horta Figueiredo, Analista de Gestão.

16h às 16h30 Coffee break

16h30 às 17h30 Espaço MIS-RJ

Exibição do vídeo institucional sobre o acervo do MIS-RJ.

Cláudia Mesquita – “O Museu da Imagem e do Som – uma nova concepção de museu”

Luiz Antônio Almeida – “A Coleção Rádio Nacional”

SERVIÇO

“I Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som – MIS em Rede”

Local: South American Hotel, Rua Francisco Sá, 90, Copacabana.

Telefone: (21) 2267-0748

Capacidade do auditório: 300 lugares

Público estimado em 150 pessoas

Investimento: R$80 (pessoa física) e R$40 (estudantes com identificação)

Inscrições: forumredemis@gmail.com

Informações: 2332-9520 ou www.mis.rj.gov.br

Nenhum comentário: