segunda-feira, 29 de junho de 2009

Caminhada lança movimento Amigos do Peró na APA Pau Brasil

Créditos à SEA

Cabo Frio

Cerca de 150 pessoas, entre ambientalistas e adeptos de caminhadas participaram, neste domingo, do projeto Caminhadas da Natureza, num circuito de 10 Km dentro da Área de Preservação Ambiental do Pau-Brasil, entre Cabo Frio e Búzios. Promovida pela ONG Anda Brasil, o percurso também teve a participação de uma equipe da Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria Estadual do Ambiente. Ao final da caminhada, os organizadores lançaram o movimento "Amigos do Peró", com objetivo alertar quanto à importância de se preservar da natureza na região.

Os participantes partiram da Praça do Moinho, onde também era o ponto de chegada, e percorreram praias, restingas e sítios históricos da região reconhecida pelo Unesco como um dos 14 locais de mais rica diversidade do Brasil. Conheceram ainda através de um circuito sinalizado pela Guarda Marítima e Ambiental, as Dunas e a praia do Peró (que tem índice de poluição zero); e as praias das Conchas e Brava, frequentada por naturistas e surfistas.

A equipe do Inea permaneceu no local de partida e de chegada com um veículo spinter equipado com caçambas próprias para a coleta seletiva do lixo, banners e folderes, para orientar os visitantes quanto à importância do descarte adequado de materiais poluentes. Segundo o administrador da APA, Márcio Beranger, os principais problemas identificados durante o percurso foram o despejo irregular de lixo e a extração ilegal de sementes de Aroeira Vermelha, conhecida como pimenta rosa.

- A espécie possui alto valor comercial e é muito visada para a biopirataria. Encontramos muitos galhos caídos ao longo do percurso. Os galhos são arrancados de qualquer maneira, o que compromete a sobrevivência da planta – explicou Beranger.

O ambientalista Ernesto Galiotto aproveitou a ocasião para lançar de seu monomotor, conhecido como "Mico-Leão Voador” cerca de 300 mil sementes de aroeira para reposição da espécie que é típica da região.O administrador da APA também defendeu outras manifestações como a deste domingo em prol da preservação do meio ambiente da região que, conforme afirmou, sofre frequentes tentativas de ocupação irregular, sobretudo, das zonas de preservação da vida silvestre.

No final do circuito foi lançado o movimento "Amigos do Peró" reunindo ambientalistas, moradores e veranistas em defesa do desenvolvimento sustentável do lugar. Um selo passa a identificar os membros do grupo que lutam pela preservação e por mais atenção das autoridades para o balneário. O manifesto teve o apoio do INEA, da Prefeitura de Cabo Frio, do Batalhão Florestal da PM e do Instituto Chico Mendes.

A Anda Brasil é uma Confederação Brasileira de Caminhadas, esportes não competitivos e de inclusão social. Foi fundada 2006, com apoio da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), da Federação Francesa de Esportes Populares (FFSP). No site da Anda Brasil está o programa completo de caminhadas no Estado do Rio e no Brasil.

Nenhum comentário: