segunda-feira, 29 de junho de 2009

Operação embarga construção de mansões em Área de Preservação de Búzios

Créditos à SEA

Vista geral da Península de Búzios

Fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria Estadual do Ambiente, e agentes do Batalhão Florestal e da Secretaria do Ambiente de Búzios deflagraram uma operação neste sábado para impedir uma ocupação irregular na Serra das Emerências, região da APA Pau Brasil que abrange os municípios de Cabo Frio e de Búzios. Um homem que se disse proprietário da área de reserva foi conduzido a 127ª Delegacia de Polícia, em Búzios, e autuado na lei de crimes ambientais.

No local, a equipe com 15 pessoas, entre fiscais e agentes, embargaram as obras de uma mansão e mais quatro construções irregulares, apreenderam uma retroescavadeira utilizada no desmatamento da área de preservação de Mata Atlântica e da vida silvestre e desfizeram as demarcações para o loteamento de outro loteamento próximo. Nesse último, entretanto, como não havia ninguém no local não houve autuação.

A APA Pau Brasil, por sua natureza privilegiada, sofre com as frequentes tentativas de ocupação irregular. O Inea, no entanto, tem atuado com rigor, de modo a evitar que o meio ambiente da região, reconhecida pela Unesco como um dos 14 locais de mais rica diversidade do Brasil, seja severamente afetado.

Nenhum comentário: