segunda-feira, 29 de junho de 2009

Agroindústria familiar do Estado participa do Salão de Turismo em São Paulo

Créditos à SEAPPA-RJ

Rio de Janeiro

A Associação de Produtores Agroindustriais Familiares do Estado do Rio de Janeiro (Aprorio), apoiada pelo programa Prosperar, da secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, representará a produção fluminense associada ao turismo no 4º Salão Nacional de Turismo, de 01 a 05 de julho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Doces em compotas, cachaça, mel, goiabadas, derivados de banana, café e doces orgânicos e água de coco estarão expostos na Vitrine Brasil, setor destinado à produção associada ao turismo da agricultura familiar. Inicialmente foram enviadas 1,5 toneladas de produtos produzidos em diversas regiões do estado para serem comercializados.

Entre os participantes do evento, está o produtor Sérgio Luiz Peralta de Carvalho, proprietário da cachaça Pilão, de Paty do Alferes, na Região Centro-Sul Fluminense. Com recursos do Prosperar e do Pronaf ele adquiriu novos equipamentos e capital de giro para diversificar sua produção. Isso possibilitou aumentar o leque de produtos oferecidos, que inclui melado, doces de leite e de abóbora. Na avaliação dele, estar presente num evento como este é de grande importância, principalmente para os pequenos produtores.

– O local serve de vitrine nacional para os nossos produtos. Além de ser uma oportunidade para divulgá-los, amplia nossa capacidade de comercialização. O contato com o cliente também é uma chance para testarmos sua aceitação e adquirir novos conhecimentos para ampliar a nossa variedade de produtos – afirmou.

Segundo o coordenador do Prosperar, Jairo Silva, durante o 4º salão do Turismo, as empresas do estado vão participar de rodadas de negócios com vários clientes em potencial, tais como sindicatos de hotéis, bares e restaurantes paulistas.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, o programa Prosperar tem como uma de suas vertentes o implemento do turismo rural como forma de desenvolvimento do interior do estado.

Promovido pelos Ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário com o objetivo de mostrar produtos associados ao turismo, como artesanato e gastronomia, o evento, segundo a previsão dos organizadores, deverá atrair cerca de 100 mil pessoas.

Nenhum comentário: