segunda-feira, 1 de junho de 2009

Novos estudos aceleram projeto do Bilhete Único

Créditos à SETRANS-RJ

A consultoria responsável por estruturar um modelo de integração tarifária da Região Metropolitana do Rio apresentou, na manhã desta segunda-feira (01/06), mais uma etapa do estudo para a implantação do sistema. Foi feito um levantamento detalhado das linhas de ônibus e da circulação de trens em duas áreas específicas: entre o Centro do Rio e o de Duque de Caxias e Rio e Nova Iguaçu, por onde devem começar os testes da integração tarifária, mais conhecida como Bilhete Único. A consultoria apresentou novos dados técnicos sobre racionalização do sistema e simulações de tarifas, que terão descontos a partir do segundo embarque num período de duas horas de viagem.

Os estudos de consultoria para implantação do Bilhete Único do Rio estão sendo feitos pelas mesmas empresas que desenvolveram o modelo vigente na cidade de São Paulo, a Trends Engenharia e a Oficina dos Consultores. A previsão é que até o final do mês que vem, uma versão final do levantamento seja apresentada ao governador Sérgio Cabral e aos operadores do sistema, como empresas de ônibus, Fetranspor e Supervia.

- Esse é um estudo complexo, pois envolve centenas de empresas, com preços diferenciados de passagem e de demanda de passageiros. Mas já avançamos bem. E espero, em breve, apresentar a modelagem da tarifa integrada para a população, que certamente será beneficiada, com desconto que podem girar de 35% a 50% no segundo embarque – explicou o secretário de Transportes Julio Lopes.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Transportes, em Copacabana. Além do secretário de Transportes Julio Lopes, participaram da rodada de trabalho os integrantes da equipe técnica da secretaria responsável por acompanhar o andamento do projeto.

Nenhum comentário: