sábado, 2 de maio de 2009

Rio ganha novo hospital da Rede Sarah

Créditos à Guedes de Freitas e à RJTV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Sérgio Cabral, acompanhados das respectivas primeiras-damas, Marisa Letícia e Adriana Ancelmo Cabral, inauguraram, na manhã desta sexta-feira, o Centro Internacional Sarah de Neuroreabilitação e Neurociências, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Dona de arquitetura moderna e arrojada, que valoriza espaços amplos e arejados naturalmente, a nova unidade da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, que atenderá gratuitamente usuários de todas as idades, se dedicará exclusivamente à reabilitação de pacientes pós-traumáticos e à pesquisa científica.

A excelência do atendimento da Rede Sarah, uma instituição de saúde pública financiada com recursos do Ministério da Saúde e gerida por associação de direito privado, serviu de inspiração para o presidente Lula, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o governador Sérgio Cabral defenderem uma mudança no atual modelo de saúde pública do país.

Cabral condenou a posição de setores do serviço público de saúde contra as tentativas do governo do estado de promover mudança na gestão de hospitais e no sistema de contratação de profissionais.

– A gente não pode ficar escravo de visões ideológicas ultrapassadas. Temos de pensar que o mundo mudou e o Instituto Sarah Kubistcheck é o exemplo mais vivo dessa realidade. Temos de encontrar para a saúde pública brasileira soluções inovadoras e inteligentes. Em vez de pensar em meia dúzia da corporação, temos de pensar no cliente, no cidadão, temos de fazer uma grande reflexão – expressou o governador.

Cabral falou das resistências enfrentadas pela proposta do governo do estado de administrar a rede de saúde por meio de fundações que permitirão a contratação de profissionais gabaritados, com dedicação exclusiva mediante remuneração de mercado.

– Aqui no estado temos enfrentado todo tipo de discurso ideológico absolutamente abominável e atrasado. Conseguimos aprovar a proposta na Assembléia Legislativa e agora o secretário Sérgio Côrtes (da Secretaria de Saúde e Defesa Civil) está montando as fundações. Com elas, não ficaremos mais escravos de uma lógica estatutária burra e antiquada que impede o Estado de dar melhores condições a seus servidores. Quem paga a conta é o povo – completou Cabral.

Depois de apoiar integralmente o projeto do governo do estado, o presidente Lula enfatizou a qualidade do serviço prestado pela Rede Sarah.

– Quem entra num hospital da rede pela primeira vez sente que está entrando num lugar diferente, novo, limpo, com funcionários atendendo com um sorriso no rosto e onde seus familiares participam ativamente do processo de recuperação. É edificante para um país possuir uma instituição com a Rede Sarah – elogiou o presidente, logo após assistir a um vídeo sobre a instituição e descerrar com Cabral, Temporão e a presidente da Rede Sarah, Lúcia Braga, a placa de inauguração da unidade.

Antes, Lula e demais convidados visitaram as instalações do centro internacional. Situada num terreno de 86 mil metros quadrados, cedido pela Prefeitura do Rio, sendo 57 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade possui 209 leitos e está preparada para atender 20 mil pacientes por mês. Possui equipamentos para ressonância magnética funcional, neurofisiologia de ponta, microscopia eletrônica, além de laboratório computadorizado de movimento e laboratório de neuropiscologia, entre outros. O Ministério da Saúde investiu R$ 150 milhões na construção e R$ 30 milhões na compra dos equipamentos.

O novo centro é destinado a programas de reabilitação para pessoas com problemas que afetam o sistema nervoso central, como acidente vascular cerebral, paralisia cerebral, traumatismo crânio-encefálico, doença de Parkinson e Alzheimer. Como os demais hospitais da rede, o centro de Jacarepaguá não possui atendimento de emergência nem faz cirurgias. Os casos emergenciais devem ser encaminhados para os hospitais gerais da cidade.

O centro também vai realizar pesquisas em neurociência, em conjunto com os principais centros de excelência internacionais, a partir de um programa de pós-doutorado para pesquisadores do país e do exterior. Já este ano, o centro vai receber pesquisadores dos Estados Unidos, Bélgica e França.

A Rede Sarah é gerida pela Associação das Pioneiras Sociais (APS), serviço social autônomo, sem fins lucrativos. Atuando desde 1960, a rede tem unidades em Brasília, Salvador, Belém, São Luiz, Belo Horizonte, Rio, Fortaleza e Macapá.

Também estiveram presentes à inauguração do novo centro o ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência, Franklin Martins, os secretários estaduais de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, o secretário municipal de Saúde, Hans Dohman, as atrizes Fernanda Montenegro e Eva Wilma, entre outros.


Nenhum comentário: