sábado, 2 de maio de 2009

Barra, Recreio e Jacarepaguá são campeãs de demolições

Créditos à Agência Rio de Notícias

Recreio dos Bandeirantes

As operações de ordem pública realizadam de janeiro a abril 147 demolições de contruções ilegais em toda a cidade do Rio de Janeiro. As áreas recordistas são a Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, ambas na Zona Oeste da cidade, que juntas, contabilizaram 101 demolições de construções irregulares.

Essas construções incluem residências, prédios comerciais, garagens, depósitos, entre outros, nos bairros do Anil, Freguesia, Muzema, Cidade de Deus, Barra e Recreio. As razões das demolições são várias e vão desde construções que ofereciam risco aos moradores, algumas estavam em área pública, outras eram não edificantes, como construções na beira de rio, ou por falta de licença e acompanhamento técnico.

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, reconhece que esse tipo de construção é um grande problema da região, tendo em vista essa ser a área que mais cresce na cidade. “Estamos mapeando as obras irregulares e vamos agir em parceria com os demais órgãos municipais como a Secretaria de Ordem Pública, a Administração Regional da Barra, a Secretaria de Urbanismo, do Meio Ambiente, entre outras”, afirmou Mohamed.

Outras duas obras foram demolidas nesta quinta-feira (30), na Rua 2W, próximo a Avenida Gilka Machado, no Recreio. A operação realizada pela Secretaria de Ordem Pública, em parceira com a Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, cumpriu o embargo demolitório em obras de prédios com dois andares que ocupavam o espaço destinado à rua projetada e não respeitavam o afastamento frontal determinado por lei. Não havia moradores nas obras e não houve resistência por parte dos trabalhadores que estavam no local.

Nenhum comentário: