terça-feira, 26 de maio de 2009

Qualidade da água da Lagoa Rodrigo de Freitas melhorou

Créditos ao site do Governo do Rio de Janeiro

Lagoa Rodrigo de Freitas

Análises do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) indicam que a Lagoa Rodrigo de Freitas está mais limpa. Segundo Fátima Soares, gerente de Qualidade Ambiental do Inea, os níveis de coliformes estão mais baixos e há microalgas que indicam uma melhora das condições da água da lagoa. A área de lazer, de acordo com Fátima, pode, portanto, ser usada por esportistas sem que existam prejuízos à saúde. Esportes como vela, esqui aquático e remo podem ser realizados com tranqüilidade.

- Temos uma lagoa que está em recuperação, ela está enquadrada como uma lagoa para esportes, para contato secundário, e o que a gente está observando é que a lagoa está caminhando para níveis de coliformes baixos. A melhoria é significativa. Existem um conjunto de parâmetros de qualidade, um deles é a comunidade fitoplantônica, ou seja, a quantidade de microalgas existentes. Só poderemos dizer que a lagoa estará absolutamente recuperada quando tivermos esta comunidade bem diversificada, bem equilibrada – explica.

Ela acrescenta que o fato de não estar acontecendo mortalidade de peixes, seja de forma localizada, ou como a que ocorreu no ano de 2002 é outro indicativo positivo. A gerente de Qualidade Ambiental do INEA lembra que há uma equipe composta por técnicos do Inea, da Cedae e do município fiscalizando qualquer prática de lançamento de dejetos em direção aos canais e à Lagoa Rodrigo de Freitas.

Nenhum comentário: