terça-feira, 26 de maio de 2009

Ambiente faz balanço e divulga novas parcerias no Dia da Mata Atlântica

Créditos à SEA

Quando: Quarta-feira (27/05), às 11h

Onde: Auditório Tom Jobim do Jardim Botânico (Rua Jardim Botânico, 1008)

Um balanço das ações realizadas em dois anos e meio de governo e novas parcerias em prol da preservação da Mata Atlântica serão divulgados nesta quarta-feira (27/05), às 11h, no auditório Tom Jobim do Jardim do Jardim Botânico, pela Secretaria Estadual do Ambiente (SEA). O evento, que comemora o Dia da Mata Atlântica, será aberto pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos.

Na programação consta o lançamento, no Estado do Rio, do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, uma articulação nacional entre instituições públicas e privadas, governos, empresas e proprietários que, entre outros objetivos, prevê a restauração florestal de 15 milhões de hectares até o ano de 2050.

Durante a comemoração será entregue, pelo Instituto Biomas, uma série de recomendações para a elaboração da lista oficial de espécies exóticas invasoras do Estado do Rio. Os especialistas fizeram uma relação com 226 espécies de animais e plantas que poderiam ser consideradas como exóticas e invasoras, com base em trabalhos científicos, listas oficiais já existentes e em relações elaboradas por organizações não-governamentais. A relação servirá de base para a futura listagem oficial de espécies exóticas invasoras do estado do Rio.

Na solenidade também será lançado o livro Estratégias e Ações de Conservação da Biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro, iniciativa de pesquisadores da Uerj e Instituto Biomas, em parceria com a Embrapa, Ceperj e Instituto BioAtlântica. Resultado de quatro anos de trabalho e com a participação de mais de 100 pesquisadores em diferentes áreas, a obra faz uma análise da situação atual da Mata Atlântica fluminense e propõe soluções baseadas em numa abordagem integrada e sistêmica das dimensões biológica, econômica, social, ambiental e político-institucional.

Entre as estratégias propostas pelos pesquisadores estão iniciativas já desenvolvidas pela SEA e seu órgão vinculado, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), desde 2007, como o fortalecimento e ampliação do sistema de unidades de conservação estaduais.

Participam da abertura do evento o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo; o presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira; a bióloga Helena Borgallo, da Uerj/Instituto Biomas; o diretor de Pesquisa do Jardim Botânico, Fábio Scarama; o presidente do Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Clayton Lino; o diretor do Programa Mata Atlântica da Conservação Internacional, Luiz Paulo Pinto; e o diretor do Instituto BioAtlântica e presidente da Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do RJ, Carlos Alberto Mesquita.

Nenhum comentário: