segunda-feira, 11 de maio de 2009

POuso de Manguinhos começa a ser construído

Créditos à EMOP-RJ

Começa nesta sexta-feira a construção do Posto de Orientação Urbanística e Social (Pouso) no antigo terreno da Divisão de Suprimentos do Exército (Dsup), em Manguinhos, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Durante a obra, a EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro) testará uma nova tecnologia que está sendo introduzida no Brasil, o Neopor.

Desenvolvido há 40 anos na Alemanha, o Neopor promete reduzir os custos e a duração da obra, e teria ainda um caráter ecológico por proporcionar um isolamento térmico perfeito no imóvel. Estas características serão analisadas por técnicos da EMOP durante a construção do Pouso, de 160 m². Se suas qualidades forem confirmadas, o material poderá ser usado na construção de casas populares em Manguinhos.

Dez pessoas não qualificadas conseguirão construir o Pouso em dois dias, na sexta-feira e na segunda. Assim que os blocos de isopor grafitado estiverem encaixados, as paredes serão preenchidas por concreto, o que acontecerá na terça-feira. O Pouso, então, estará pronto para receber as instalações elétrica e hidráulica, o revestimento e o telhado.

Este equipamento será entregue posteriormente à Prefeitura do Rio. Os Pousos, integrados por equipes de arquitetos, engenheiros, assistentes sociais e agentes comunitários, atuam orientando os moradores sobre a importância da preservação dos espaços públicos e dos equipamentos implantados.

Nenhum comentário: