segunda-feira, 11 de maio de 2009

Líderes de Favelas apóiam ecolimites

Créditos à EMOP-RJ

Representantes dos complexos da Penha e da Tijuca - incluídos na próxima fase do programa de materialização de ecolimites -, além de representantes da Rocinha e do Morro da Babilônia, incluídos na fase atual do projeto, estiveram reunidos na tarde de hoje (08/05) com o presidente da EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), Ícaro Moreno Júnior. Liderados pelo presidente do Movimento Popular de Favelas, Willian de Oliveira, eles foram levar apoio ao projeto ecolimites e solicitar agilidade na realização do programa em suas comunidades.

No final do encontro, todos foram unânimes em rotular os ecolimites como “muros sociais e ecológicos”. O representante do Caracol (Penha), Hércules Ferreira, afirmou que “todas as comunidades têm consciência da importância da instalação dos ecolimites, que permitem, além da preservação, conter todos os problemas causados pela expansão sem controle, e implementar programas de melhorias”.

Willian de Oliveira, ex-presidente da União Pró-Melhoramentos dos Moradores da Rocinha (UPMMR), desabafou, durante a reunião, que “gostaria que todos aqueles que tentam falar por nós procurassem saber o que é conviver com problemas de esgoto e lixo (‘pisar na merda e viver em meio ao podre’) decorrentes da falta de controle com a ocupação”.

Ele censurou o ex-prefeito da cidade, Cesar Maia, de tentar “criar clima político em cima de um projeto que só traz benefícios às comunidades pobres do Rio”. Ele se referia à imagem divulgada pelo ex-prefeito em seu Blog, mostrando falsamente a Rocinha totalmente cercada por muros. O comentário de Willian foi feito logo depois da apresentação do programa de ecolimites da Rocinha, feito pela EMOP, mostrando que o traçado dos ecolimites abrange somente as áreas adjacentes à Mata Atlântica.

Ícaro Moreno determinou à diretoria de Obras da EMOP, responsável pela materialização dos ecolimites, que no início da próxima semana percorra com as lideranças ali presentes, as comunidades que estão programadas para serem incluídas na próxima fase do projeto.

Estiveram presentes ao encontro: Willian de Oliveira (Rocinha/presidente do Movimento Popular de Favelas); Reginaldo Félix (Morro da Formiga/Tijuca); Isaías Bruno (ex-presidente da associação de moradores do Morro da Babilônia); Hércules Ferreira (Caracol/Penha); Conceição Barbosa (Morro do Sereno/Penha); José Vicente de Oliveira (Morro da Caixa d’água/Penha); Sebastião Santana (Morro da Paz/Penha); Nemese Dias (Morro da Fé/Penha) e Odmir Lourenço(Prazeres/Escondidinho – Santa Tereza).

Nenhum comentário: