segunda-feira, 11 de maio de 2009

Número de empresas abertas no Rio aumenta 12,7% no primeiro trimestre

Créditos à INVESTE-RIO

Rio de Janeiro

A Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, registrou a abertura de 7.627 empresas nos três primeiros meses deste ano. O resultado supera em 12,7% o número de companhias abertas em igual período do ano passado, revelou a secretária-geral da Jucerja, Valéria Gaspar.

Segundo ela, a maior parte das empresas abertas no primeiro trimestre deste ano (968) se concentrou nas áreas de vestuário, acessórios e informática. No caso específico do setor de informática, Valéria disse que a abertura de micro empresas objetiva o desenvolvimento de serviços para diminuir o custo operacional das grandes e médias empresas.

A informatização e unificação dos procedimentos contribuiram também para tornar a abertura de uma empresa mais fácil, avaliou a secretária-geral da Junta Comercial do Rio. O tempo de abertura de uma empresa, que demorava em torno de oito dias úteis, caiu atualmente para cerca de três dias úteis, com inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal, na Junta e no estado.

Entre os meses de julho e agosto próximos, está previsto o início do sistema do Alvará Fácil, no município do Rio, cujos dados alimentarão a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Criada pela lei número 11.598, sancionada em 2007, a Redesim estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas.

Valéria disse que a expectativa, até o fim do ano, é que todo o processo de abertura de empresas no estado do Rio seja feito pela internet.

Nenhum comentário: