segunda-feira, 25 de maio de 2009

O mês de junho marcará uma nova etapa para o setor pesqueiro fluminense

Créditos ao SEAPPA-RJ

Rio de Janeiro

Em data ainda a ser definida, será lançado pela Federação de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado – Faerj, com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura o Diagnóstico da Pesca no Estado do Rio de Janeiro. O documento trará um raio-x da atividade e será a base para nortear as futuras políticas públicas para a melhoria de toda a cadeia produtiva.

A informação foi passada pelo secretário da pasta, Christino Áureo, durante a solenidade em que deu posse ao novo presidente da Fiperj – Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Antônio Emílio Santos, na última sexta-feira, na sede da secretaria, em Niterói.

Na ocasião, Christino Áureo enfatizou a importância da pesca como um dos pilares da produção de alimento no estado.

– O Rio de Janeiro é o terceiro maior produtor de pescado no país e maior consumidor per capta de peixes entre os estados brasileiros. Nosso desafio é nos prepararmos para atender a essa população, que de acordo com levantamentos estatísticos no próximo censo apresentará o crescimento de mais dois milhões de habitantes em sua população – destacou.

Na cerimônia, também foram empossados os membros do primeiro Conselho de Administração daquela Fundação, nomeados pelo Governador do Estado, reunindo representantes de diversos segmentos da pesca e aqüicultura fluminense.

– Temos a partir de hoje a co-responsabilidade na busca de soluções para o desenvolvimento do setor. Se anteriormente já somávamos como parceiros, agora participaremos diretamente na formulação dos programas e projetos para a atividade – enfatizou o Presidente da Federação de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – Feperj, José Maria Pugas, um dos novos Conselheiros.

O novo presidente da Fiperj, Antônio Santos, afirmou em seu discurso que o fortalecimento da união do setor pesqueiro está entre seus principais objetivos. Para isso, propôs um pacto de atuação tendo as empresas privadas e entidades da pesca como parceiras nesta trajetória.

Nenhum comentário: