segunda-feira, 25 de maio de 2009

SEA e Inea iniciam curso de capacitação para guarda parques

Créditos ao SEA

Quando: Segunda-feira, 25/05), às 10h

Onde: Auditório do Complexo de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros - Avenida Brasil, 23.800 – Guadalupe

A secretária estadual do Ambiente (SEA), Marilene Ramos, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, abrem nesta segunda-feira (25/05), às 10h, no Auditório do Complexo de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros,o Curso de Capacitação de Guarda-Parques. Com aulas práticas e teóricas, o curso vai formar nesta turma 70 bombeiros concursados que passarão a atuar na orientação a visitantes, fiscalização e prevenção a incêndios e crimes florestais em parques e reservas estaduais.

A solenidade, que marca o início da Semana da Mata Atlântica, terá as presenças do superintendente regional do ICMBio, Rogerio Rocco e do diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais, Humberto Candeias. A aula inaugural, com o tema O Guarda-Parque na Administração Pública, será ministrada pelo diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha.

Na ocasião, o Inea celebrará a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o IEF/MG. O IEF, órgão pioneiro na capacitação de Guarda-Parques no Brasil, com 14 anos de experiência neste setor, será responsável pela coordenação e acompanhamento pedagógico do curso.

O currículo do curso inclui desde noções de ecologia até a segurança das atividades de recreação, turismo e lazer, legislação e técnica de patrulha, interpretação natural, relações humanas e administração e manejo. As aulas práticas serão desenvolvidas em três grandes laboratórios ambientais: os Parques Estaduais da Pedra Branca (Capital) e dos Três Picos (Região Serrana) e no Parque Nacional da Tijuca, através da parceria com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que terá direito a duas vagas.

O término do curso está previsto para o dia 26 de junho e após sua conclusão, os bombeiros estarão aptos para o exercício das atividades nas unidades de conservação. Entre as unidades que devem receber o primeiro grupo de guardas estão os parques estaduais dos Três Picos, da Pedra Branca, da Serra da Tiririca (Niterói/Maricá) e do Desengano (Santa Maria Madalena) e a Reserva Biológica de Araras (Petrópolis).

O Serviço de Guarda-Parques do Estado do Rio foi criado pelo governador Sergio Cabral em 2007, como parte do Corpo de Bombeiros. O primeiro destacamento, com 25 homens, passou a funcionar no ano passado no Parque Estadual da Ilha Grande, depois de participar do projeto-piloto do curso de capacitação, também com aulas práticas e teóricas.

Nenhum comentário: